Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2007 - 20h26

Papa pede acordo a Lula, defende castidade e preservação da Amazônia

Publicidade

da Folha Online

A agenda do papa Bento 16 no seu segundo dia de viagem ao Brasil começou com uma quebra de protocolo. Da sacada do mosteiro São Bento, na região central de São Paulo, o papa acenou para o público que esperava por sua passagem. O gesto --repetido outras vezes-- não constava da agenda original do sumo pontífice.

Na última vez, ele acenou para o público e agradeceu --misturando português e italiano-- a presença dos fiéis. Acompanhe ao vivo a visita do papa Bento 16 ao Brasil em tempo real na Folha Online.

Ricardo Nogueira/Folha Imagem
O papa Bento 16 foi recebido por cerca de 40 mil jovens no Pacaembu, na zona oeste de SP
O papa Bento 16 foi recebido por cerca de 40 mil jovens no Pacaembu, na zona oeste de SP
Do mosteiro (pela manhã), o papa partiu para o Palácio dos Bandeirantes (zona oeste), onde iniciou uma agenda repleta de compromissos. Lá, ele foi recebido pelo governador de São Paulo, José Serra, e pela sua mulher, Mônica Serra.

Em seguida, o papa teve um encontro reservado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a primeira dama, Marisa Letícia, de aproximadamente dez minutos.

No encontro, Bento 16 pediu a Lula a assinatura de um acordo de regulamentação da Igreja Católica no país. Esse acordo passa por questões sociais e tributárias.

Mas Lula disse ao papa que vai "preservar e consolidar o país como Estado laico". O papa, por sua vez, teria afirmado reconhecer o Brasil como Estado laico e que respeitava essa posição.

A embaixadora do Brasil no Vaticano, Vera Machado, disse que o papa disse a Lula que espera que o acordo de regulamentação da Igreja Católica seja fechado durante o seu pontificado e o mandato do presidente.

O papa ainda abençoou o terço do casamento de Lula e Marisa, além de tirar fotos com diversas autoridades e seus familiares.

De lá, ele seguiu para o mosteiro de São Bento para participar de um encontro ecumênico com representantes de outras religiões. O rabino Henry Sobel disse que saiu "leve e alegre" do encontro com Bento 16.

Em seguida, o papa almoçou no mosteiro com a direção da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) --onde foi servido nhoque de mandioquinha.

À tarde, o papa recebeu empresários como Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim) e Lázaro Brandão (Bradesco). Serra também voltou a se encontrar com o papa para pedir a beatificação da irmã Dulce.

Antes de seguir para o encontro com jovens no Pacaembu (zona oeste), o papa também passou pelo Memorial da América Latina (mesma região), onde descerrou uma placa de benção aos povos da região.

Encontro com os jovens

Bento 16 foi saudado por cerca de 40 mil pessoas no Pacaembu aos gritos de "viva o papa" e "papa eu te amo". Lá, ele foi saudado por integrantes da Igreja Católica, além de jovens que pediram a ampliação de vagas nas universidades católicas.

Grupos de jovens também fizeram a apresentação de danças folclóricas para o papa. Artistas e religiosos --como o Padre Zezinho-- cantaram para o papa.

No discurso do Pacaembu, o papa defendeu valores como o casamento, a fidelidade e o amor casto.

O papa cobrou ainda a preservação da Amazônia. "A devastação ambiental da Amazônia e as ameaças à dignidade humana de suas populações requerem um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação que a sociedade vem solicitando."

Durante sua fala, o sumo pontífice condenou a "ambição desmedida" e a corrupção na política e na economia. "A ambição desmedida de riqueza e de poder leva à corrupção pessoal e alheia; não existem motivos para fazer prevalecer as próprias aspirações humanas, sejam elas econômicas ou políticas, com a fraude e o engano."

Leia mais
  • Panfleto eleitoral com rosto de Maluf circula em evento do papa
  • Centenas de jovens já estão no Pacaembu; "água benta" custa R$ 2
  • Núncio presenteia papa com CD independente e quase comete gafe religiosa
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página