Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2007 - 07h30

Fiéis devem usar protetor solar, roupas leves e tomar muita água em Aparecida

Publicidade

da Folha Online

Aparecida (167 km de São Paulo) espera receber 500 mil pessoas durante a visita do papa Bento 16, mas maioria deles passará pela cidade no domingo (13), por conta da missa de abertura da 5ª Celam (Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe).

O Exército --responsável pelo atendimento médico dos visitantes-- faz uma série de recomendações aos romeiros, principalmente, quanto às roupas e à hidratação --todos devem beber muita água.

Bento 16 chegou à cidade na noite de sexta-feira (11). Ao menos 10 mil pessoas o aguardavam nas ruas, na extensão do trajeto que o papamóvel fez do local onde o helicóptero do sumo pontífice chegou até o seminário Bom Jesus, onde ele ficará hospedado. Acompanhe ao vivo a visita do papa Bento 16 ao Brasil em tempo real na Folha Online.

Mesmo com o clima fresco, com temperaturas mais amenas, o recomendável é usar roupas leves e confortáveis. O mesmo também vale para os sapatos --nada de saltos para as mulheres. Os pés também devem estar confortáveis, já que a missa será acompanhada de pé pelos fiéis. Os banquinhos ou cadeiras de romeiros não serão permitidos, de acordo com as medidas de segurança do Exército e da Polícia Militar.

A alimentação também deve ser leve. Ingerir alimentos gordurosos antes e durante a visita não é indicado pelo setor de saúde do Exército, pois pode provocar mal estar.

Entre as recomendações, o setor salientou que, mesmo sem temperaturas elevadas, as pessoas devem usar filtro solar, principalmente as crianças.

Os fiéis contarão com um ambulatório médico em frente à saída principal da basílica e um hospital móvel --com diversos tipos de exames como ultra-sonografia e tomografia-- nas proximidades do shopping dentro do estacionamento do santuário. No entanto, médicos e enfermeiros circularão pela basílica para o atendimento aos fiéis.

Serão 92 profissionais do Exército, Sociedade Brasileira de Cardiologia e Unitau (Universidade de Taubaté), que firmou parceria também no setor de comunicação do santuário.

Outros dois pontos da cidade também terão unidades de atendimento médico para os romeiros --em frente à rodoviária e na praça da basílica velha, no centro da cidade.

Idosos e crianças

De acordo com o Exército, os pais devem colocar nas crianças uma identificação, principalmente com telefone dos responsáveis e cidade de origem.

Para os idosos, a recomendação é de levar os medicamentos de uso contínuo --de preferência com receita-- e, para os diabéticos, levar as informações sobre a dosagem da medicação.

Agenda

No sábado (12), o papa visitará um centro de recuperação de viciados em drogas, a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, depois, já na basílica de Nossa Senhora Aparecida, rezará um rosário.

No domingo (13), o papa celebrará a missa de abertura da 5ª Celam e dará início aos trabalhos da conferência, com um discurso aos presentes no encontro.

No mesmo dia, ele regressa ao aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), para o embarque de retorno a Roma. A Celam prossegue até o dia 31 de maio.

Leia mais
  • Papa visita neste sábado fazenda de reabilitação em Guaratinguetá (SP)
  • Motoristas encontram tráfego tranqüilo na via Dutra próximo a Aparecida
  • Papa deixa SP e se prepara para conferência de bispos em Aparecida
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página