Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Charles Darwin

Há 200 anos, no dia 12 de fevereiro de 1809, nascia em Shrewsbury, no Condado de Shropshire (Inglaterra), o homem que iria revolucionar o estudo da ciência: Charles Robert Darwin. O trabalho dele, com a teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural, não só lançou as bases da biologia moderna, mas também influenciou outras áreas do conhecimento, como a antropologia, psicologia, política e economia.

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Comentários dos leitores
R. C. (15) 31/08/2009 16h31
Você vê um ecosistema em equilíbrio e vê aí a obra de Deus. Mas o que ocorre em um sistema tirado do equilíbrio, como os seres humanos fazem a todo momento? Uma espécie inserida pode acabar com outras espécies: isto é seleção natural. Uma espécie levada à extinção pode causar uma explosão demográfica nas suas presas. Isto também é seleção natural. E isto foi observado em diversos ecossitemas. E isto o ciracionismo não explica.
É até bonito como um sistema tirado do equilíbrio volta ao equilíbrio. Pode até ser obra de Deus, mas ele implementou com base em seleção natural, competição e limite de recursos.
Alex Peres (47) 31/08/2009 16h19
Sr. José Nunes e amigos da coluna, todos temos direitos sim. Respeito-os todos, mas não sou pregador e nem citaria trechos de "A Origem das Especies" para tentar convencer as pessoas de minha verdade. Cada um tem sua verdade e creio que nao existe verdade absoluta, nem a minha e nem a sua. Quero apenas dizer que para muitos leitores aqui, suas citações biblicas não tem o menor sentido de explicação para o contexto analisado. Elas dizem apenas que o Sr está na esteira do efeito manada....o Sr. ainda está preso a Matrix.... sem opinião
R. C. (15) 31/08/2009 16h18
"Talvez o sr. não tenha aprendido que um sistema calórico tende ao equilíbro térmico quando interage
com outro sistema. Esse é somente um problema !"
Ainda não vi o problema. Você está sugerindo que o equilíbrio térmico entre todas as criaturas já foi atingido?
"O outro seria a Probabilidade Matemática de átomos, transformarem-se em moléculas, e por sua vez em organismos, tecidos, órgãos..."
Exatamente pela entropia que você citou anteriormente que átomos se associam em moléculas, que se associam em organismos, que se associam em tecidos. Não é por mero acaso que as associações ocorrem, e elas são facilmente comprovadas em laboratório. E isso nem é parte da teoria da evolução.
"Você pode tirar um cérebro de macaco e coloca-lo num golfinho ?"
Com a tecnologia atual, não, com certeza. Não tenho certeza que seja definitivamente impossível, talvez no futuro a ciência chegue a tanto, mas independente do resultado, isso não invalida a teoria da evolução.
Acho que o senhor está confundindo teoria da evolução com determinismo.
avalie fechar
"Os principais filósofos da Igreja Católica já disseram que a bíblia não deve ser interpretada literalmente. "
...
Você acabou de confessar aonde foi que a Igreja Católica falhou, por isso seu rebanho vem sendo dispersado a séculos.
Mas também já estava previsto:
"2 Timóteo 4:3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;"
Lembre-se que a mesma ciência e tecnologia dá ao homem o poder de salvar ou destruir vidas.
Sr. Alex Peres
" Caros,
Lamento verificar como o Sr. Jose Nunes insiste em basear sua linha de raciocinio em versos biblicos e insiste em citar erros na teoria de Darwin."
...
Lembre-se de uma coisa: Esse espaço nos foi concedido a manifestar opiniões. A sua é de um ateu convicto, a minha de um criacionista convicto.
Sinto muito se você quer acreditar nas obras " fortuitas " do acaso.
É claro que você deve se sentir perturbado esse "deus"
Darwin, não pode te ajudar, ao contrário do Nosso Deus, que revelou a origem de tudo.
O que você esperava, que a Bíblia fosse escrita numa linguagem científica ?!
Estaría-mos à altura do Criador a compreender Seus pensamentos e desígnios ?!
Quando você entra num elevador, num avião, ou mesmo num automóvel, não requer um mínimo de " fé tecnológica " ?!
Você crê que pode entrar porquê sabe que foi elaborado por projetistas, engenheiros e calculistas.
Por ventura o universo e tudo que nela há fugiria à regra !
Por analogia geométrica, pegue um prato na sua mão, apalpe na sua borda e me diga aonde está o começo e o fim da circunferência dele.
Desde quando o finito poderá compreender o infinito?!
Gênesis 1:1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
Tal ciência para nós humanos é maravilhosa demais para ser compreendida, por isso é nescessária a fé.
Hebreus cap. 11
3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
5 opiniões
Alex Peres (47) 31/08/2009 14h04
Caros,
Lamento verificar como o Sr. Jose Nunes insiste em basear sua linha de raciocinio em versos biblicos e insiste em citar erros na teoria de Darwin. Ele aparece e já apareceu em várias colunas usando desse expediente e isso só no mostra uma coisa: Ele não tem absolutamente nada de produtivo a dizer, assim como todos que insistem em defender a teoria de conto de fadas que é o criacionismo. A religião tem seu papel social, mas apenas sobrevive por conta do efeito manada que causa. Quem pára pra pensar e questionar, pára de acreditar em mitos e poderes mágicos de um suposto criador inteligente. Como pode haver inteligência sem matéria? Faço um convite aqui aos que insistem em acreditar em amigos imaginários: pensem, questionem, leiam, observem, duvidem!
Sr. R.C. Boa tarde.
Na verdade eu não gosto de responder a letras e pontos do alfabeto, mas vamos lá:
" Sr. José Nunes,
no seu absoluto conhecimento sobre todas as ciências, nos diga como a teoria da evolução contradiz as leis da termodinâmica."
com outro sistema. Esse é somente um problema !
O outro seria a Probabilidade Matemática de átomos, transformarem-se em moléculas, e por sua vez em organismos, tecidos, órgãos, funções, sensores, nervos sensitivos e motores, etc, etc, todos num conjunto harmonioso e esteta além de estar inserido num ecosistema perfeito e funcional, com todas as condições de pressão e temperatura.
O cérebro, com suas múltiplas capacidades de processamento de informações com o corpo, devidamente protegido pelo sistema imunológico, contra agentes degenarativos ou patológicos.
E o "softwear" que faz funcionar tudo isso ?! Cada um segundo à sua espécie ?!
Você pode tirar um cérebro de macaco e coloca-lo num golfinho ? A carne dos peixes, aves, répteis, quadrúpedes e bípedes são todas iguais ?!
Uma borboleta pode voar com as instruções de uma abelha ?!
Não sei tudo, nunca tive esta pretensão, mas basta dar um olhada na natureza e ver vidas tão complexas e distintas umas das outras, com funções bem definidas ao ecosistema.
Acreditar na " Evolução " é uma questão Patológica, pois foge da razão e da ciência experimental.
R. C. (15) 31/08/2009 11h18
Para aqueles que tentam se apegar ao criacionismo apenas por medo de renegar a religião: muitos cientistas acreditam em Deus, (há pesquisas com resultados publicados na internet).
Sendo assim, tentem reinterpretar o que está escrito na bíblia, como fazem constantemente os principais filósofos.
Pode ter havido um Deus que originou tudo. Só que foi a bilhões de anos, e não há 10 mil anos. E ele pode ter programado tudo para que depois de milhões de anos de evolução (vai saber a quantos milhões de anos nossos equivale um dia de Deus), surgisse a espécie humana.
R. C. (15) 31/08/2009 10h54
Sr. José Nunes,
no seu absoluto conhecimento sobre todas as ciências, nos diga como a teoria da evolução contradiz as leis da termodinâmica. Como viola a lei da entropia?
De todas as áreas de conhecimento que você citou, a única coisa que a teoria de Darwin realmente não corrobora são as descobertas de Mendel, afinal na época de Darwin não se tinha conhecimento sobre genética, por isso Darwin acreditava na passagem de fenótipos, herança do Lamarck. Daí, com as descobertas da genética, se estabeleceu o neo-darwinismo, que consiste em rejeitar os últimos traços da teoria lamarckista. Assim funciona a ciência. Uma teoria não explica todos os fenômenos observáveis, então uma nova teoria vem e tenta explicar os novos fenômenos. Como o criacionismo falhava e muito, outras teorias foram sendo criadas. É bem provável que ainda achemos novos eventos que não sejam explicados pela teoria da evolução atual. Mas a próxima teoria tem que explicar mais, tem que explicar os casos já explicados pela teoria da evolução, e não ignorá-los.
R. C. (15) 31/08/2009 10h38
Sr. Kaíque Ladeia,
de que forma a teoria da evolução pode ter contribuído no discurso imperialista?
Eu sei que a Religião foi usada para subjugar os mais pobres, desde a idade média, e para subjugar outros povos, na América e na África. Acho que o senhor se enganou sobre qual a teoria que possui objetivo de dominação ideológica.
2 opiniões
avalie fechar
O corpo humano é o projeto mais perfeito e sublime de toda a criação, sem falar no domínio que ele tem sobre tudo.Conforme relata a Bíblia.
Não há como duvidar !
Fomos feitos à imagem e semelhança de Nosso Criador, mas não se preocupem, não estou lhes mandando ao inferno, mesmo porquê - talvez muitos não saibam -, o inferno não criado ao homem, mas ao Diabo e seus anjos que se rebelaram contra Deus.
A questão fundamental é: De que lado você desejará estar após a morte ?!
Mas... como diz dois provérbios:
" Deus deu tanta liberdade ao homem, que faculta-lhe o direito de negar Sua existência ".
O outro:
" Preservado em suas limitações, o homem é um 'Deus' caido que sente saudades do céu. "
Portanto...
" Romanos 1:20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;"
Repito: "...indesculpáveis,indesculpáveis,indesculpáveis,indesculpáveis,indesculpáveis,indesculpáveis,..."
O destino dos homens é selado logo após a morte:
" Hebreus 9:27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,.."
Eu não brincaria com isso, quem se atreve ?!
Romanos 11:29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.
avalie fechar
" Certamente Charles Darwin estava a frente de seu tempo, conseguiu apresentar ao mundo uma nova linha de pensamento que até hoje coloca em xeque a visão criacionista."
... Será mesmo ?!
A frente de que tempo ?!
O desenho inteligente revela o quanto ele estava equivocado nas suas pré-suposições, ou intuições pseudo-científicas.
Cientístas idôneos ao redor do mundo não aceitam mais as proposições de Darwin.
Eu reconheço que o sistema papal foi um grande prejuizo ao progresso da ciência, mas nunca segui a linha de raciocínio deles.
Mas os senhores devem ser honestos nas vossas conclusões, pois como já disse outrora, na galeria dos homens de ciência há ateus, religiosos, católicos, budistas, cristãos, islamitas, etc,etc,
Ciência é pesquisa e experimentação.
Blase Pascal era cristão, Newton também e muitos outros.
A ciência anda de mãos dadas com o desenvolvimento tecnológico, que por sua vez pode
ser observado em toda história da humanidade em qualquer raça ou povo. Uns mais outros menos, mas muitos contribuiram ao seu progresso, independente de credos.
Agora dizer que tudo isso é obra do acaso, um projeto harmonioso sem a intervençlão de um projetista, lesgislador e criador já é demais.
Esta é GRANDE BURRICE E CEGUEIRA EVOLUCIONISTA.
Reconheço porém que não deixa de ser uma válvula de escape aos que não acreditam em nada, pois a razão humana pede explicações, o evolucionismo supre parcialmente, mas não mata a sede do espírito, a razão do ser.
Adilson Lopes (1) 30/08/2009 13h03
Todas as vezes que a ciência e religião se confrontaram a religião perdeu, o tempo demonstrou isso, Galileu que o diga. Enquanto a ciência joga o facho da sua própria luz à sua frente e gradativamente se guia e assim tem avançado ao longo dos séculos, a religião utiliza outro estratagema, qual seja se guiar aonde a ciência ainda não jogou seu foco de luz, e é nessa sombra, sempre, que ela permeia seu caminho, fazendo da falta de luz o seu refúgio de forma que a sua fortaleza esteja na ausência dela, na escuridão do conhecimento humano. A ciência tem sido um grande impecilho à religião pois tem jogado sua luz e clareado em nichos aonde a religião regozijava em seu poder inquestionável e absoluto. Religião é o melhor poder, talvez o maior deles, pois nenhum partido político, nenhuma droga, nenhuma ciência, nenhuma instituição secular, nada que o homem tenha inventado tem maior domínio sobre o homem e suas atitudes destrutivas do que a subserviência que a religião impõe a seus seguidores fiéis. Portanto ver o criacionismo crescer pode ser o prenúncio de uma nova idade das trevas. É preciso vigiar e agir portanto.Ciência e religião serão sempre antagônicas, qualquer tentativa de criar alguma ligação benfazeja entre uma e outra, é golpe, é fraude. 3 opiniões
Ricardo Ribeiro (6) 30/08/2009 06h44
Ah, sim, um último comentário: cético não é ofensa, ao contrário do que pensam os religiosos. Céticos verdadeiros não caem no conto do vigário, pois duvidam de histórias que não possam ser provadas. Sou orgulhosamente cético, por isso não caio em golpe do bilhete premiado, nem no golpe dos falsos pastores. 1 opinião
Ricardo Ribeiro (6) 30/08/2009 06h39
Só uma coisinha, não adianta você responder meu comentário por um motivo simples: não devo voltar mais a essa notícia. Não tenho tempo de ficar vendo a mesma notícia mais de uma vez, pois tenho muito trabalho para fazer. sem opinião
Ricardo Ribeiro (6) 30/08/2009 06h37
Jose Nunes Rodrigues Filho,
Sou absolutamente a favor de cada um expressar a própria opinião. Ou seja, apesar de não concordar com sua opinião, não vou de maneira nenhuma te ofender por isso.
Porém, meu caro, você está passando informações incorretas, talvez por não ter conseguido interpretar corretamente os dados científicos. O Projeto Genoma em momento algum sequer avaliou o tamanho populacional da origem humana. E os métodos disponíveis não chegam ao ponto de distinguir entre população fundadora de 2 indivíduos e população humana de 20 indivíduos. As escalas que nós, biólogos (sou um doutorando em biologia), utilizamos não trabalha em escala tão precisa assim.
É até possível se dizer de quantas mulheres provém o DNA mitocondrial presente hoje na humanidade. Mas isso nada tem a ver com Projeto Genoma. Realmente parece que o DNA provém de uma só mulher, mas isso não significa que nossa espécie se originou de uma só fêmea. O mais provável é que, com a drástica redução populacional que a espécie humana sofreu no passado distante (muito mais distante que o tempo de criação do mundo segndo o calendário bíblico, que aponta um mundo com menos de 10 mil anos), a diversidade genética humana se reduziu.
Quanto ao número de homens, é impossível ser dito com exatidão, já que as mitocôndrias sempre vêm da linhagem materna. Mas certamente há mais de uma linhagem masculina na população atual. Então sinto muito te dizer, mas Eva não casou com Adão. Casou-se com Adão, Joaquim, Severino...
ANTONIO NOGUEIRA (1) 29/08/2009 22h15
Certamente Charles Darwin estava a frente de seu tempo, conseguiu apresentar ao mundo uma nova linha de pensamento que até hoje coloca em xeque a visão criacionista. 2 opiniões
avalie fechar
Trabalhei muitos anos como projetista e nunca vi um desenho bem ou mal elaborado, sem mentes pensantes.
Em apenas 200 anos, foi possível " criar " mais de 250 raças de cães e esta prática ainda continua em plena atividade nos EUA e na Europa.
A akita ( um cão albino ) foi resultado de anos de pesquisas e cruzamentos efetuado pelos japoneses.
O Bonsai, outra pesquisa deles.
A Arca de Noé parece uma fábula, mas racionalmente há muito mais lógica acreditar que nela foram preservados animais com uma matriz genética rica, da qual pôde-se derivar inumeráveis espécies, a acreditar nas forças irracionais do processo evolutivo.
Falar em Arca de Noé, para desespero dos ateus, incautos e céticos, o projeto genoma revelou - entre tantas outras coisas - , que o gênero humano descende de apenas um casal.
Neste caso, já não se trata mais nem de fé, mas de comprovação científica. Quem for sábio, faça sua pesquisa e descubra.
Assim como a muralha da China, as pirâmedes do Egito, e outras obras de megalomaníacos ao redor do mundo, foi também o exaustivo trabalho de Darwim, ou seja:
UM GRANDIOSO NADA !
As mutações sempre vão do melhor ao pior. Nunca agrega, somente perde.
As lagartas que se transformam em borboletas em poucos dias, refutam o processo evolutivo.
As moscas nascem, vivem e morrem em 24 horas. Em 6000 anos de história elas continuam sendo moscas. As tsé-tsé, historicamente conhecidas desde a antiguidade continuam do mesmo jeitinho e corpinho.
Pergunta clássica !
Quem nasceu primeiro : O ovo ou o relojoeiro ?
Galileu Galilei, na sua humilde observação astrômica elaborou um ensaio sobre a Mecânica Celeste da qual foi possível inventar ou copiar o sistema planetário de transmissão e compensação nos eixos traseiros de veículos pesados.
Quanto ao ovo, falta explicar uma infinidade de seres e de quem chegou primeiro:
Cobras, lagartichas, tartarugas, peixes salmons, jacarés, infinitos pássaros e milhões de insetos etc, etc,... todos botam ovos !
Vai ver que Galileu também achou sua luneta no meio de tantas " coisas evoluidas ".
Um dia um homem chutou um metal brilhante, então denominou-lhe seu nome: relógio.
No Japão, outro teve mais sorte ainda: achou "naturalmente" outro relógio, mas desta vez DIGITAL. rs rs rs
Um índio lançou um flecha pro alto, então os americanos encontraram o air bus.
Não se preocupem, na evolução tudo é possível, inclusive o inorgânico se tornar orgânico e vice-versa, basta alguns bilhões de anos, então ... BUMMM ....ACONTECE O "MILAGRE"!
Então acontece o indesejável que todos temem:
A MORTE !
Os vermes vão explicar como tudo começou:
Gênesis 3:19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
Parece-me muito mais plausivel, esta explicação, pois o sonho humano é a "fonte da juventude".
Em outras palavras: A árvore da vida.
Escolheu mal, só uma estava proibida e era da morte !
3 opiniões
avalie fechar
A maior façanha de Darwin foi colocar em cheque, não o Criacionismo, mas sim a leis naturais descobertas e comprovadas pela própria ciência.
A Biogêne diz que a vida só poder vir de outra vida.
As Leis da Termodinâmica são totalmente descartadas sob o ponto de vista evolucionista.
A Lei da Entropia é " violada " descaradamente, por argumentos fúteis por palavras engenhosamente inventadas na imaginação deles.
As Análises Combinatórias e a Teoria da Probabilidade das ciências exatas são colocadas por terra.
As Leis de Mendel, O DNA, Circuitos Combinacionais Genealógicos, etc, etc, caem todos por terra, para que seja aceita essa pseu-teoria-científica.
As inumeráveis leis da Física Clássica, Física Quântica, Bioquímica, etc, etc perdem seus valores.
Violando todas elas conjuntamente, na mais fortuita sorte do acaso e elevando-se a idade da terra a um passado de bilhões e bilhões de anos, tudo então se tornou possivel.
A Psiquiatria e a Psicologia são ciências relativamente novas, das quais os mais renomados médicos do mundo, com todo aparelho e instrumento tecnológico de ponta, ainda estão engatinhando nas redes neurais que compõe o cérebro humano e das diversas vidas existentes.
Darwin precisaria muito mais que apenas uma lupa mal polida e na verdade cientístas sérios e idôneos
reconhecem que a Teoria Evolucionista causou um atraso brutal no desenvolvimento da ciência.
Além de um microscópio eletrônico ( inventado em 1954 ),faltou-lhe um DIVÃ !!!
avalie fechar