Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Charles Darwin

Há 200 anos, no dia 12 de fevereiro de 1809, nascia em Shrewsbury, no Condado de Shropshire (Inglaterra), o homem que iria revolucionar o estudo da ciência: Charles Robert Darwin. O trabalho dele, com a teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural, não só lançou as bases da biologia moderna, mas também influenciou outras áreas do conhecimento, como a antropologia, psicologia, política e economia.

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Comentários dos leitores
Não entendo porque esse rancor por parte dos criacionistas a respeito dos estudos de Darwin. Da forma como colocam geram uma falsa impressão de que a Evolução das Espécies é um obra voltada a renegar as tradições religiosas.
Não é assim, estão enganados. Darwin sequer era ateu. Agora a verdade precisa ser contada, se o criacionismo e sua religião andam de mão dadas, é melhor escolher uma companhia melhor para os seus dias de ignorância.
10 opiniões
Alex Peres (47) 13/04/2009 11h20
Caros, bom dia!
Acho bastante curioso e até engraçado alguns comentários por aqui. Vejam um, logo abaixo, dizendo que quem acredita na Teoria da Evolução precisa de ajuda psicológica e que a Teoria tropeça nas próprias pernas!!! Me digam vcs que tem um mínimo de coerência de raciocínio: quem precisa de ajuda psicológica somos nós que identificamos uma forma coerente e cientifica de tentar explicar como tudo surgiu na Terra através do genio de Darwin ou quem acredita que um elemento sobrenatural, com um passe de mágica, criou tudo que existe e vem monitorando tudo, mudando o que acha melhor e que um dia, sem paciência mais, vai julgar e condenar os que não acreditam e salvar os que acreditam!!!??? Salvar do que? do fim do mundo? O que tropeça totalmente nas próprias pernas é a tentiva de se explicar o que acontece e o que vai acontecer interpretando versos que foram escritos e traduzidos muitissimas vezes e que podem significar qualquer coisa, especialmente o que a mente humana quer que seja verdade....a Biblia é isso, uma explicação preguiçosa e uma cartilha complexa de lições tipo faça isso ou não faça aquilo criada por humanos para ditar comportamentos dos que se recusam a olhar a volta e observar a simplicidade das coisas. O mundo é físico e biológico e ponto. A religião tem um grande papel na sociedade de agregar em torno de causas comunitárias e a fé pode servir pra muita gente afastar sofrimento, mas não explica, nem de perto, de onde viemos e para onde vamos.
17 opiniões
Paulo R Soares (5) 06/04/2009 17h50
Jose Nunes Rodrigues Filho
Poderia parar de chorar e se situar no tempo-espaço atual, pois tudo o que falou não passa de puro achismo sem nenhuma evidência a qual possa se sustentar, a não ser nas críticas contra a TSE (pela inexistência completa de provas a favor do Criacionismo). Derrube a TSE e refute todas as áreas Biológicas incluídas, e ainda conhecimentos da Geologia, Bioquímica e diversas outras áreas do conhecimento.
Tudo o que vocês podem fazer é birra contra a TSE, mas nada vai mudar que ela é um fato. Lembre-se muito bem dela na hora que o seu médico for te receitar um antibiótico então...
Paulo R Soares (5) 06/04/2009 17h13
Então a mitologia criacionista não foi abalada??? E a TSE tropeça em suas próprias pernas??? Esse pessoal está cada vez mais perdendo a noção do ridículo...
Primeiro aprendam a diferenciar Ciência de mitologia para depois começarem a escrever por aqui. E combater uma Ciência com passagens bíblicas é de ingenuidade sem tamanho, bem típico de criacionistas radicais, que em nome de uma fé cega e irracional perde totalmente a noção da realidade.
Esse pessoal é dar pena e o pior: acham que a TSE vai contra as religiões... muita ingenuidade mesmo!
4 opiniões
Manoel Miranda (1) 03/04/2009 10h05
O que acho engraçado é o fato de se colocar o título de inimigo nº 1. O Criacionismo em nada foi abalado e nem será. A Teoria Evolucionista tropeça em suas próprias pernas sem dar indícios de nada e com muitos pontos obscuros em suas posições e argumentos. Com a desculpa que a ciência deve sempre estar pesquisando, sai o darwinismo e vem o neo-darwinismo, vai sair o neo para a entrada da próxima teoria que já está aí, só falto o novo nome. Aqueles que nã falam nada com nada, não podem ser considerados como iimigos, apenas alguém que precisa urgente de ajuda psicológica. A seleção natural não cria nada vezes nada absolutamente nada, somente preserva e muito menos explica alguma coisa. "Infelizmente, a Teoria Sintética e suas teorias derivadas contemporâneas tem importantes insuficiências, por exemplo, em explicar as novidades e as limitações evolutivas, e a evolução dos planos corporais, que para mim parecem ser aspectos especialmente interessantes do processo evolutivo. Enquanto as teorias evolutivas baseadas na genética de população como a Teoria Sintética não puderem explicar plenamente todos os aspectos da evolução, os cientistas, bem como os leigos, por boas razões continuarão procurando por melhores explicações." Palavras de um cientista evolucionista.
Ora façam-me o favor. Essa ditadura um dia acabará.
8 opiniões
Armando Pereira (6) 29/03/2009 18h00
Asseguro aos dignos deste espaço:nada tenho contra pessoas! O que Assombra é a banalização do pensamento! Pois Lamentável é querer calar -pelo que chamam 150 anos de comprovação - milhões de anos que Ciência da Criação Evoluiu a humanidade! Pena é que, em 150 anos, o processo se inverteu! Se tivessem evoluído, perceberiam seus disparates! Mais tragicômico é o Grau de Incoerência: falam em "milhões de anos de evolução"! Mas anulam tudo isso com os 150 anos - gloriosos! - de Darwin! É isso que meu espírito (Humano) não digere! Nessa Agonia alguém perguntou se uma guerra não salvaria - ou, selecionaria - novamente a espécie (Humana) na Terra?! As "peças" destes comentários se encaixam: Lamentável é não compreender o Idioma da Criação (espécies) que se melindra com as Afrontas do evolucionismo infundado! Não se trata de "versículos"! Sim "Referências (Refs.)"! E o que mais se vê hoje são espécies querendo morrer - auto-extinguir! A morte voluntária de cardumes de baleias nas praias é só um exemplo disso! Eu digo, em Português, que isso não é um incidente! Tem uma Causa! É o Desgosto que a Criação vem sofrendo! Se entendessem o idioma daqueles cetácios morrendo agonizante, ouviriam a mesma mensagem de Cristo quando religiosos veneravam os Sepulcros dos Profetas: hipócritas, vocês mesmos os mataram! E O Apóstolo ratifica: A CRIAÇÃO GEME... (Rm 8:23). E tem Razão para tal: os cuidados hípócritas, e até o falso lamento de evolucionistas faz até baleia chorar! Pior: querer morre-er. 11 opiniões
cloivs card (2) 21/03/2009 18h44
O primeiro post mostra muito claramente a ÚNICA respostas dos Criacionistas à Ciência: ...versículos!!!
E acham que versículos serão capazes de derrubar 150 anos de CIÊNCIA ( de RESULTADOS!! ) da melhor qualidade.
Lamentável...
10 opiniões
Armando Pereira (6) 21/03/2009 16h43
Cadê as opiniões?
Pois estudos exaustivos e inúteis (é isso que Inspira dó)do evolucionismo Afrontam a Criação, e criam um "homo-?(desconhecido)!". A Humanidade corre Perigo com teoria que dissimula evolução, pois vê à luz das Trevas. Hoje, sabemos. Mas Cristo já sabia da Relatividade da luz(Lc11:35-ARC)! A Bíblia É A Lâmpada-Sl 119:105! E podemos optar pela Luz/Mente de Cristo(ICo2:16b), às trevas do evolucionismo! A Mente Evoluída(Hb12:23e) vê essa teoria como um prédio sem alicerce a ruir! O Fundamento É: não temos o Controle Absoluto, fomos criados! Na Luz, o que é obtuso (para Perdidos-IICo2:14-17 a Bíblia é obtusa), É a Razão! Entendimento extra-humano não serve à Humanidade? O Compositor diz: homem é homem (pensa assim)! A Ciência Repudia a abiogênese de Darwin que diz explicar...! Mas, o quê?! Li numa Revista:"vírus levaram genes, e as espécies evoluírem"! Pergunto: o que levou evolucionistas à trajetória inversa (simplismo; ao invés do evolucionismo)?! Procurei -não na Bíblia(que é despudor para eles) -mas numa Revista entendi por que regrediram a tanto nesses 200 anos! Foi uma infeliz imprecação de Thomas Huxley (a Edição diz "o buldogue de Darwin*") que, sobre seus ancestrais, sentenciou: "preferiria o macaco..."! Eis porque retrocederam no Tempo! A Bíblia É Digna de se Aceitar-ITm1:15(ARC) porque Expressa a Criação. Naquele Dia TODO JOELHO SE DOBRARÁ E CONFESSARÁ...(Fp2:10/11).
*não criei. É História! Publiquem! Há ofensas neste espaço! Por que não Refs. Bíblicas?
9 opiniões
Armando Pereira (6) 14/03/2009 14h29
Darwin, ou Devaneio?!
U rgente:1 minuto para os evolucionistas verem como é Assustador 'para humanos' -cada vez mais raros - a teoria de Darwin! Parecem seguros! Mas,de que Lado? Há 20 Séculos foi Vaticinado Um Abismo interpessoal: QUEM É INJUSTO FAÇA ISSO AINDA MAIS - Ap 22:11). Chega-se à Situação Irreversível! A Precisão dA Verda -de Impressiona! Se a Bíblia tivesse 1 página só, eu leria! Pois falam em ciência; mas Ignoram A Palavra (Óvulo da Criação) e Que Sustém até Hoje O Universo - Hb1:3b)! Não devemos ler Darwin! Pode-se evitar, assim, o desvario darwiniano! (A Tese da adaptação ambiental foi teorizada por Lamarck. Outros Estudam. Da Ciência deve-se saber! E Por Sensatez, devemos optar ao Lado de quem cumpre, e Cumprirá Sua Pala -vra; não teorias! E: chamar teoria à Criação é o Lado Avesso Fatal para O "sapiens"! A que nível chegaram, após o evolucionismo! Ora, racional é perguntar-se: "quem fez ou quem criou"! Pergunte-se quem ainda for capaz - vez que A Mentira corrói a Razão! Isto não é teoria. É massa encefálica! Se fizessem perguntas- elementos (Princípio aonde dizem querer chegar), le- variam Um Susto! Porque o máximo que podem - já o fizeram - provar que há Hoje 2 seres:um mantém o Fenótipo da Criação; o outro regrediu a Traços simi- escos. É assustador!Mas, se a teoria de Darwin 'virar' racional, humanos podem, realmente, perder a Terra! É preciso contar os humanos! Se houver 10?(milhões, Hoje)Pouparei-Gn18:32. Assim Diz O Criador! Amém!
Fabiano Viana (1) 12/03/2009 19h04
Eu acho o seguinte devemos cre em que vemos para não errarmos a direção!!!
Agora eu pergunto precisamos de relegião para seguir essa aventura na terra??? ou ter a mente aberta para novos campos de conhecimento.
Sou mais um desses curiosos, não penso que sou ateu.
mas sim em que a ciência descobre evidentimente.
Abraços!!
4 opiniões
Alex Peres (47) 12/03/2009 13h16
Meu assunto predileto: Criacionismo x Evolução. A guerra de teorias vai demorar pra acabar. Conforme a ciência avança e nos dá provas e "fatos", mais desacreditada fica a teoria criacionista e a própria Bíblia, que como obra literária é excepcional, como explicação para nossa origem não passa de conto de fada. Adão e Eva, Paraíso, Ressurreição?!?!? Por favor senhores...O que nos falta, ao homem, é a compreensão total do processo....é muita presunção nossa achar que sabemos como tudo começou, a explicação completa pode levar muito tempo...a Evolução ocorreu em um intervalo de tempo grande demais para compreendermos dentro de nossa lógica temporal finita. Deus e a Bíblia foram as respostas mais rápidas e fáceis para se entender tudo...mais presunção!!! Foi mesmo Deus que criou tudo?! Quem criou Deus?!?! Nasceu do nada?! Só nos basta raciocínio lógico pra perceber que a Teoria Criacionista não passa de uma forma fácil e preguiçosa de explicar uma coisa tremendamente complexa, que nem chegamos perto de entender corretamente. O pior é que ensinam isso em algumas escolas!!!! Valha-me.... 15 opiniões
Carlos Junior (4) 11/03/2009 11h08
Pouco a respeito da evolução é passado adiante. Por exemplo, há alguns anos alguns cientistas, com o intuito de comprovar a seleção natural, passaram a mudar geneticamente espécies de plantas e insetos. Acreditava-se que se um processo que ocorre magnificamente sem inteligência por trás, ocorreria de uma forma melhor ainda se fosse planejada. O resultado: resumidamente, as espécies "evoluídas" tinham caracerísticas novas porém com o tempo de vida muito menor, até que se chegou ao ponto de se produzirem apenas "aberrações" de forma que as novas formas de vida não conseguiam sobreviver. A conclusão deles foi de que seria impossível que a seleção natural pudesse criar uma nova espécie se não foi possível evoluir uma mesma espécie com sucesso! Além disso os fósseis mostram que a evolução não poderia ter ocorrido, visto que não existem fósseis intermediários. Os conhecidos Tentilhões de Darwin, apenas mostraram a capacidade de se adaptar ao meio e não de evoluir! As reais situações não são divulgadas o que faz com que muitos aceitem como fato uma teoria infundada! Não sou criacionista, não é possível que a Terra tenha sido criada em 6 dias. Porém creio na Bíblia, que NÃO apóia a idéia de que a Terra foi criada em 6 dias. A palavra hebraica utilizada para dia em Gênesis tem um sentido mto mais amplo do que um dia de 24h, podendo significar um período de milhares de anos como é comprovado pela ciência. Acho mto importante pesquisar a fundo antes de dizer o que crê. Abs 4 opiniões
Alexandre Marques (12) 06/03/2009 11h29
Temos que ter pena dos evolucionistas mesmo. Realmente deve ser muito difícil ter que estudar tantos postulados científicos tão complexos por tanto tempo. Uma vida inteira dedicada à ciência e ao conhecimento realmente é um total desperdício. Ainda bem que temos uma obra magnífica chamada "Bíblia Sagrada" que nos poupa de tanta dedicação intelectual. Lá temos todas as respostas que precisamos para nos manter na mais absoluta ignorância e obtusidade. É a verdade e ponto. Todo argumento científico que refute as verdades bíblicas deve ser desprezado. Os próprios cientistas deveriam ser queimados (de preferência torturados antes) por ir contra os dogmas sagrados desta religião tão coerente, embasada em um livro judáico (velho testamento) e no evangelho cristão propriamente dito (novo testamento). Congratulo os criacionistas pela economia de neurônios que praticam tão despudoradamente. Parabéns! 21 opiniões
avalie fechar
" Não hostilizo evolucionista; é uma questão de dó! Por que o Homem autêntico (afetivo) odiaria alguém só porque teve um acidente cerebral grave? Lamento. "
............
É isso mesmo !
Dá dó ver a que ponto chegou a capacidade do ser humano de aceitar essa mentira descarada sobre a evolução.
A única coisa que realmente me impressiona na Teporia da Evolução, é como os evolucionistas desenvolvem as mais hilárias palavras para justificar o suposto processo evolutivo.
Só um exemplo:
" Geração Expontânea " rs...rs...rs...rs...
Dada todas as condições ideais oriundas das combinações fortuitas do acaso a vida aparece e vai se adaptando nesses outros supostos bilhões e bilhões de anos.
É pra ter dó mesmo, de quem consegue acreditar nisso !
Tem que ter mais fé, que na própria ressurrreição dos mortos.
É esperar demais das forças irracionais.
14 opiniões
JULIANA F LESCANO (3) 04/03/2009 10h38
Caraca... nunca li tanta besteria de uma vez só!
Primeiro, as pessoas deveriam ler o livro de Darwin e conhecer sua história antes de sair falando. Segundo, com a teoria da evolução e genética a ciência tem tido avanços que as legitimam cada vez mais.
Terceiro, leio citações, citações mas nada contundente.
Precisamos lembrar que ambas sao TEORIAS, ou seja, NÃO são verdades absolutas, podem ser derrubadas.
Quarto, eu acabei de der que um missionário cristão tornou-se um cientista ateu (linguista) devido sua experiência com uma tribo amazônica. O que deixa claro, um ateu pode se converter e um cristão pode se desconverter. Não é absoluto.
O que é absurdo é desejarem que a ciência deixe de lado uma teoria que com os passar dos anos se mostra cada vez mais próxima da realidade e passe a aceitar que as coisas são porque deus quis. Que as pessoas não aprendam sobre o Evolucionismo as deixando sem como analisar e decidir no que acreditar. Conheço muitos cristãos cientistas que conseguem conviver com as duas teorias sem grandes conflitos. Será que é necessário ter que acreditar em um ou outro?
O que quero deixar claro é que essa guerra é imbecil. Não agrega nada. Debates, discussões são benvindas quando agregam para ambos os lados. E para gerar uma boa discussão é necessário embasamento teórico comprovadamente aceito.
11 opiniões
Armando Pereira (6) 02/03/2009 00h52
Se a Lei da Criação fosse lei da criatura, conciliaria! Discutir a Criação, é como ignorantes discutindo 'a fatalidade da rede de alta tensão! Seria uma estultícia. Assim é inútil discordar da Lei da Criação.
Por isso, conciliação entre Criacionista autêntico e evolucionista é algo irracional! O criacionista teria que in-voluir tal qual o evolucionista! O Velho Mestre Diz: tal a mentira, tal o dano à mente! Isto é evidente na relação "teoria da evolução/evolucionistas". Tivesse 2 cérebros, daria um para eles analisarem essa teoria do ponto de vista de um ser pensante! Porque falam em evolução e divulgam a figura de um símio! E tornam-se os tais! (O Sl 115 diz: tornam-se tais a imagem os que a veneram). Ora, evolução deve ser positiva (à imagem do homem como ele era antes de Darwin! Humano/Criado); não do ser que não evoluiu! Assim, a teoria do acaso nunca anulará a Lei da Ação (ou da Criação)! O Gn 1.1, em Verdade, É "Em Princípio/Sob A Lei" - não 'no princípio' da tradução para o português. A Lei É O Senhor! Ante a Ela, toda forma de pretensão, até a travestida de ciência, é nula e, no caso, leva incautos de volta ao estado bruto (a milênios de degradação) nunca visto antes.
Há simplicidade nos "6 dias". Mas isso não discute a Criação, que se Estabelece na Lei Inconteste "Sistema/Criador" da qual - diga-se -dependemos!
7 opiniões
Júlio Dalcin (15) 21/02/2009 18h47
Tá na hora de Criacionistas e Evolucionistas sentarem numa mesa e fumarem o cachimbo da paz, já há material para isso. O Livro Perdido de Enki, de Zecharia Sitchin, historiador e ex-consultor da Nasa (autoridade em cuneiforme, escrita dos Sumérios em 4000 a.C.) nos conta que o Senhor de Eridu em suas próprias palavras assume que é o pai de Adão, Eva e Noé. Também afirma que os Nefilim ( Gigantes) em Nibiru evoluíram, como nós aqui, e que há 300.000 anos eles cruzaram as duas civilizações, primeiro em laboratório gerando o homo sapiens, que chamou de Senhor quem o criou, e depois naturalmente como nos conta o Gênesis 6 da Bíblia, e por aí vai. 13 opiniões
Júlio Dalcin (15) 20/02/2009 12h01
Em relação ao ser humano Darvin está correto até o homo erectus, já o homo sapiens é fruto do cruzamento em laboratório entre os Nefilim de Nibiru e o terráqueo de 300.000 anos.
Fonte: O 12º Planeta (Zecharia Sitchin)