Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Charles Darwin

Há 200 anos, no dia 12 de fevereiro de 1809, nascia em Shrewsbury, no Condado de Shropshire (Inglaterra), o homem que iria revolucionar o estudo da ciência: Charles Robert Darwin. O trabalho dele, com a teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural, não só lançou as bases da biologia moderna, mas também influenciou outras áreas do conhecimento, como a antropologia, psicologia, política e economia.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Comentários dos leitores
Aulus Barbosa (6) 12/02/2009 16h12
Aulus Barbosa (6) 12/02/2009 16h12
É uma pena que a evolução das espécies, a área da biologia mais importante e que integra todos os estudos da vida ainda seja tão pouco esclarecida para o grande público. Hoje, ela não é mais considerada uma teoria, mas sim um fato comprovado. Obviamente, ter o conhecimento da diversidade da vida é essencial para o seu entendimento. E esse conhecimento da diversidade foi o que levou Charles Darwin a sua importante descoberta. Por exemplo, os processos relacionados com a evolução do olho são bem conhecidos atualmente, mas ainda são usadas por pessoas menos instruídas para questionar a evolução das espécies. Os primeiros olhos quando surgiram durante a evolução eram bastante simples e detectavam somente a presença ou ausência de luz, eles estão presentes até hoje em alguns organismos e são chamados de ocelos. Esses olhos no reino animal surgiram se desenvolveram de várias formas diferentes, dada a importância do sentido da visão para a sobrevivência de um organismo. Uma excelente descrição da evolução dos olhos pode ser encontrada no livro "A Escalada do Monte Improvável" de Richard Dawkins. 4 opiniões
avalie fechar
Lincoln Pompermaier (1) 12/02/2009 15h36
Lincoln Pompermaier (1) 12/02/2009 15h36
Um colega disse acima:
"Será que ninguém percebe que é a ciência de nosso tempo que está, cada vez mais, provando a existência de Deus ?"
É tão fácil dizer que a ciência está provando a existência quanto é dizer que está provando a inexistência.
4 opiniões
avalie fechar
leonardo S (1) 12/02/2009 15h34
leonardo S (1) 12/02/2009 15h34
Incrível a quantidade de besteiras que leigos escrevem sobre evolução, sempre tentando que seu ponto de vista criacionista prevaleça. Utilizar uma citação de Darwin no Sec XIX como uma prova de que sua teoria é inválida beira o ridículo. Existem atualmente in´meras provas da evolução de sistemas oculares (que evoluíram mais de uma vez nos diversos táxons). Para muitos a seleção natural e os processos evolutivos são compatíveis com a existência de um deus (não um deus judaico-cristão, obviamente). Porém, a luz da ciência, é praticamente impossível reconhecer racionalmente que a Terra, a vida e tudo mais (como diria Douglas Adams) tenha sido obra de um ser superior, onipresente, oniciente etc, etc,etc... Ciência não tenta explicar a religião (se pela ótica científica a religião é impossível isso é apenas uma consequencia). Portanto que as pessoas que insistem em acreditar em algo tão pessoal qunato Deus que não venha dar palpite furado que tentem subverter a racionalidade, condição impressindível à ciência.
PS: Para entender, mesmo que superficialmente, a evolução de sistemas oculares veja os livros textos básicos de qlqr faculdade de biologia: Schimit-Nilsen (Fisiologia Comparada) e Eckert (fisiologia)
8 opiniões
avalie fechar
"Incrível ainda existirem quase 30% dos leitores que assinalaram a opção concordando com a idéia que o mundo foi criado em 6 dias... tomara que este índice caia ao longo da pesquisa ... "
.......
Bem... se em poucos dias uma lagarta se tranforma em borboleta, uma larva num mosquito e um girino num sapo ou rã, qual o problema de acreditar que o mundo foi criado em seis dias ?!
Deus é Luz e a velocidade da Luz é de aprox. 300.000 km/s.
O universo é semelhante a um jardim aonde foram jogadas sementes, por isso os telescópios observam estrelas nascendo e outras morrendo.Tudo é apenas um ciclo, guardada suas devidas proporções e Deus está acima de tudo.
A Fé não precisa de explicação científica e a ciência não consegue explicar a Fé.
Uma dispensa comprovação e outra não consegue explicar o inexplicável.
Bastante redundante....
9 opiniões
avalie fechar
José Maria de Jesus (15) 12/02/2009 14h55
José Maria de Jesus (15) 12/02/2009 14h55
Charles Darwim, em 1860, confessou ao naturalista Asa Gray que o olho lhe provocava arrepios. Em "A origem das Espécies", Darwim afirma: "Parece impossível ou até mesmo absurdo, reconheço-o, supor que o olho, com todos os seus inimitáveis aperfeiçoamentos que permitem o ajuste do foco às diferentes distâncias, à adaptação a diferentes quantidades de luz recebidas e à correção das aberrações esféricas e cromáticas, seja um órgão formado pela seleção natural". (p. 244-5)
Por que vc acha que Darwim sentia arrepios ao pensar a respeito do olho? Pelo simples fato de que a complexidade do sistema biológico ocular não pode ter surgido de forma gradual, pois se tirarmos uma de suas partes, o todo não funciona mais - é o que se nomeia de "complexidade irredutível"
O sistema de "complexidade irredutível" comprova que existem sistemas biológicos que são considerados irredutivelmente complexos, dentro os quais está o olho. Isso significa que estes sistemas dependem da interação com várias partes para poder funcionar. É impossível que estas partes tenham se desenvolvido de forma gradual, pois, se tirarmos uma delas o todo não funciona.
Como o evolucionismo defende que a evolução de sistemas complexos deu-se através de numerosas, sucessivas e ligeiras modificações, é impossível que um ser vivo tenha se desenvolvido ou evoluído sem a presença do todo.
Existem seres considerados menos "evoluídos" pela teoria, que possuem olhos bem mais desenvolvidos que seres considerados "evoluídos".
12 opiniões
avalie fechar
Como disse o Grande Apóstolo Pedro:
" Um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia que passou ".
Deus é atemporal. A cronologia do homem é Kronos(grego) e de Deus Kairós (também grego).
Ele chama as coisas que não existem como se já existissem e Seu entendimento não tem fim. Mente alguma pode prescrutar Seus pensamentos.
Pobre Darwim. Seu trabalho foi levar os homens para mais longe de Deus e da fé, pois quem perdeu a fé nada mais tem a perder !!!
10 opiniões
avalie fechar
As teorias existem para que possamos nos basear em idéias concretas a respeito de tudo que nos cercam, a teoria da evolução das espécies causa tanto empacto pois vai de encontro com crenças criadas pelas religiões. Li muitas coisas interessantes nesses comentários, sobre a religião dos outros serem mitologias pra nós que temos outra religião (concordo), sobre a Teoria da evolução mostrar que tudo vem do UM (concordo), sobre termos o pensamento livre, etc... porém também vi coisas a respeito de que Deus são a soma dos nossos medos, (da morte, do futuro) bom quando assunto é Deus, cada um tem uma idéia a respeito dele (Deus), pra mim Deus é uma palavra nada mais, pois cada um vê Deus a seu próprio modo, pois eu não crio uma imagem de Deus, e sigo a vida ao modo como a vida me pede, que é vivendo, isso faz de mim um Ateu ? bom acredito que não, pois dizer que acredita em Deus é fácil, mas tem sentido acreditar em Deus? bom acho que não... ele nunca bateu a minha porta e disse.. aqui estou EU..Deus...!! porém, quando abro a janela e olho ao redor vejo Deus em todas as partes, nos meus irmãos, nas crianças nas flores no céu e na água... e tudo esta sempre evoluindo, sempre em movimento, hoje não sou a mesma pessoa que fui ontem e amanhã serei outra também... então o que está errado na evolução ? 12 opiniões
avalie fechar
Marcelo Alves (1) 12/02/2009 13h10
Marcelo Alves (1) 12/02/2009 13h10
Vejo essas discussões e me divirto. Como é possivel nos dias atuais esse tipo de postura defender a unhas e dentes que tudo que existe pode ser literalmente explicado através da biblia. Por isso leio absurdos onde o demonio derrubou uma tal sede de templo religioso e não os favorecimentos em licenças e fiscalizações. Acredito sim em deus, pessoalmente gosto de acreditar que os átomos não formaram a vida do nada e sim que existe um ser superior atrás disso tudo. No mínimo isso me faz pensar (se é que vão me deixar pensar assim sem ser chamado de herege) quem criou o criador? Mas isso é outra discussão. Gosto de analisar a genialidade da teoria da observação e do pesquisador. Acho fantástica as teorias sendo reforçadas após séculos. Isso tudo sem a falsa ideia de que ele era demoniado e queria reforçar a não existência de Deus. Mas de qualquer forma eu me divirto vendo esses comentários e se me permitirem, baseado que cerca de 45% dos habitantes da terra são cristãos e 55% estão condenados aos tormentos do inferno por mesmo não praticando nenhum tipo de mal na visão de alguns de nossos companheiros de comentário já sugeriram eu fico pensando, porque pessoas extremistas não poderiam dedicar mais tempo praticando a sua pseudo-doutrina da salvação ao invés de comentarem suas opiniões aqui? 8 opiniões
avalie fechar
Antonio Passos (53) 12/02/2009 12h09
Antonio Passos (53) 12/02/2009 12h09
As pessoas confundem as coisas e também tentam sempre restringi-las à sua capacidade de compreensão. Será que ninguém percebe que é a ciência de nosso tempo que está, cada vez mais, provando a existência de Deus ? Atentem para o fato de que ela provou que todo o universo veio do UM. Isto é fato, tudo veio de uma partícula, é a ciência que o diz e isto é simplesmente o que as religiões dizem há milênios. A diferença é que as religiões chamam esta unidade primordial de Deus. A evolução das espécies é uma obra maravilhosa de Deus, muito mais extraordinária do que pensar que ele fez tudo num "estalo de dedos". Um leitor ressaltou bem um detalhe: "quem é que sabe a duração de um dia para Deus ?". Não será muita pretensão achar que seis dias para Deus é o mesmo que para nós ? 19 opiniões
avalie fechar
Oscar Sebastião Leão (17) 12/02/2009 11h59
Oscar Sebastião Leão (17) 12/02/2009 11h59
O universo, o mundo é regido por leis físicas, químicas, etc. Até Deus para criar por exemplo água tem que misturar 2 moléculas de hidrogênio a uma de oxigênio. é uma lei química que ele mesmo criou e não iria contrariar pois ele mesmo a criou. O problemas é que os criacionistas querem desmerecer ou não vêm a bveleza e a grandiosidade do que foi criado por Deus e preferem aceitar a varinha de condão, ou seja Deus é um mágico que criou o mundo em 6 dias. Isto é pura ignorância aceitáve à época que em a Biblia foi escrita, pois àquela época nada havia de ciência. A criação do mundo em 6 dias é uma discrição figurativa, a única linguagem possível naqueles tempos. O mundo é matéria criada por Deus, prevalecem suas regras e fómulas, inclusive para sua evolução que continua. 10 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (328) 12/02/2009 11h56
Francisco Silva (328) 12/02/2009 11h56
Resta perguntar quantos milhões ou bilhões de anos são 6 dias para Deus.
Deus é onipresente ou seja suas dimensões são infinitas e sua velocidade é infinita também. Pela teoria da relatividade sabemos que o tempo é inversamente proporcional ao quadrado da velocidade que se desloca quem o mede (veja o famoso paradoxo dos gêmeos), por conseqüência se Deus se desloca em velocidade infinita uma hora Dele vale "infinitas" horas nossas, se, no limite, considerarmos que o ser humano existe há 200.000 anos e que Deus ainda não descansou pois continua operando em nossas vidas, esses 200.000 anos ainda não cumpriram o sétimo dia (e então descansou...) ou seja: só Deus sabe quantos dos nossos anos valem um dia dele, mas com certeza é muito mais de 200.000 anos.
Segundo lugar pergunto aos criacionistas:
Onde está escrito que o fruto da criação de Deus não evolui?
Onde está escrito que Ele própriio não resolveu fazer umas modificações, colocar um "puxadinha" aqui, fazer uma "laje" ali, uma churrasqueira, coisas do gênero?
27 opiniões
avalie fechar
Ricardo Franco (16) 12/02/2009 11h56
Ricardo Franco (16) 12/02/2009 11h56
nossa! tem gente que ainda acredita que deus criou o mundo em seis dias, e ele está fazendo o que agora? passeando!? dormindo!? pescandp!? aff 12 opiniões
avalie fechar
Antonio Sperling (28) 12/02/2009 11h46
Antonio Sperling (28) 12/02/2009 11h46
Não vejo por que ter que já existia vida na Terra há mais de 300 milhões de anos e os primeiros hominídeos só surgiram há perto de um milhão de anos implica necessariamente em ser ateu - eu aceito isso e não sou ateu. 5 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Fagundes (46) 12/02/2009 11h37
Rodrigo Fagundes (46) 12/02/2009 11h37
Darwin em nenhum momento queria provar que Deus não existe, apenas formulou uma teoria que explica melhor a origem das espécies. Essa conversa foi criada por religiosos conservadores que só aceitam a bíblia ao pé da letra. Além disso, a evolução atualmente não pode considerada apenas como teoria e sim como fato, há provas mais do que suficientes para comprová-la, basta pesquisarem e lerem artigos científicos. 11 opiniões
avalie fechar
Flávio S. Dias (2) 12/02/2009 11h29
Flávio S. Dias (2) 12/02/2009 11h29
Sem sombra de dúvida Deus vem em primeiro lugar. E a Ciência vem antes da Religião. O repúdio de teorias científicas é mera falta de estudo. Por isso educação é privilégio de poucos. Para manter a maioria da população burra, ignorante, cega e manipulável. 8 opiniões
avalie fechar
Inan Cadete (1) 12/02/2009 10h45
Inan Cadete (1) 12/02/2009 10h45
Incrível ainda existirem quase 30% dos leitores que assinalaram a opção concordando com a idéia que o mundo foi criado em 6 dias... tomara que este índice caia ao longo da pesquisa ... 14 opiniões
avalie fechar
Pedro Castro (49) 12/02/2009 10h41
Pedro Castro (49) 12/02/2009 10h41
A obra de Darwin foi inspirda pelo demônio e somente os comunistas ateus do PT é que são estúpidos o suficiente para acreditar nesta teoria. 39 opiniões
avalie fechar
Marcio Poletto (3) 12/02/2009 10h38
Marcio Poletto (3) 12/02/2009 10h38
O homem precisa se libertar das travas que a religião lhes imprime. É só estudar um pouco sobre o universo e sua infinita imensidão para reconhecer que deve haver algo além de nossa ridícula visão. Os religiosos não precisam ter medo, Deus existe! Mas deixem que a evolução das espécies continue sua trajetória. Temos que nos adaptar à toda e qualquer nova descoberta da ciência, para nossa própria salvação! 7 opiniões
avalie fechar
Adelino de Santi Júnior (2) 12/02/2009 10h33
Adelino de Santi Júnior (2) 12/02/2009 10h33
Do comentário de um leitor:
"O evolucionismo vem sendo tratado com suposições sofismáticas pelos ateus, como uma suposta prova de que Deus não existe, mas se esquecem que o evolucionismo jamais foi tratado como uma ciência que propusesse-nos a origem da vida, na verdade ele tenta explicar como os seres vivos foram criados e não por quem foram criados, isso quem responde é a Bíblia."
Claro, a bíblia... Quem explica isso melhor é a bioquímica, aliás, faz isso muito bem!
A bíblia explica muito bem, mas não melhor que o Alcorão, os Vedas hindus ou os mitos indígenas...
Mitologia é o nome que damos a religião dos outros!
11 opiniões
avalie fechar
Adelino de Santi Júnior (2) 12/02/2009 10h24
Adelino de Santi Júnior (2) 12/02/2009 10h24
"Se você é um criacionista, por que você tenta falar sobre ciência? Você não tem fé? Você não acredita que Deus fez tudo? Por que você até mesmo considera a ciência?"
M. Smith-Slattery
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (164)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página