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18/12/2003 - 06h22

Avião dos Wrights fracassa na decolagem

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da Folha de S.Paulo

Nas comemorações pelo centenário da aviação nos EUA, fracassaram as tentativas de repetir o feito dos irmãos Orville e Wilbur Wright, que há cem anos decolavam com o primeiro veículo motorizado mais pesado que o ar, o Flyer, em 17 de dezembro de 1903.

O evento ocorreu na mesma praia da Carolina do Norte em que a dupla originalmente realizara o feito, mas os ventos foram insuficientes para auxiliar a aeronave durante a decolagem. A réplica é considerada a mais precisa já produzida do Flyer de 1903.

A primeira tentativa estava marcada para as 10h35 (hora local), mesmo horário em que Orville fez seu primeiro vôo bem-sucedido, percorrendo 36 metros pelo ar em 12 segundos. Uma chuva anterior alagara o terreno, e a falta de ventos levou a um adiamento. Duas horas depois, as correntes de ar se intensificaram, motivando uma tentativa.

O Flyer correu pelo trilho de 40 metros, e seu piloto, Kevin Kochersberger (vestido como Orville), apontou a aeronave para cima. Ela ensaiou uma subida, mas em seguida se voltou para o chão, atolando a asa direita numa poça de lama. O avião não sofreu grandes avarias, mas foi recolhido para uma inspeção. Uma segunda tentativa chegou a ser ensaiada, mas não ocorreu. A incapacidade de decolar sem o auxílio do vento é uma das críticas dos que repudiam a primazia dos Wrights, em favor do vôo de Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis, em 1906.

O presidente George W. Bush compareceu às festividades, que tiveram como mestre-de-cerimônias o ator John Travolta, mas não ficou para ver o fracasso do Flyer. Várias outras figuras importantes da história aeroespacial estavam lá, como Neil Armstrong e Edwin Aldrin (primeiros homens na Lua) e John Glenn (primeiro americano em órbita).

Apesar das suspeitas levantadas semanas atrás pela imprensa americana, Bush não usou a ocasião para fazer declarações sobre o futuro do programa espacial.
 

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