Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2004 - 11h28

Cães compreendem linguagem humana, diz pesquisa

da Folha Online

Um esperto cão pastor que apresenta a habilidade de buscar, pelo nome, cerca de 200 objetos pode ser a prova de que os cães realmente compreendem a linguagem humana, afirmam pesquisadores alemães.

Rico é capaz de identificar qual objeto seu dono está pedindo, mesmo que nunca tenha escutado a palavra antes.

As descobertas, publicadas nesta quinta-feira pela revista "Science", podem não surpreender muitos donos de cães. Mas devem reacender o debate sobre a natureza da linguagem e se ela é única dos seres humanos.

De acordo com os pesquisadores, a habilidade de Rico parece seguir um processo chamado mapeamento rápido, observado em crianças pequenas quando começam a aprender a falar e a entender a linguagem.

Este mecanismo permite às crianças formar hipóteses rápidas sobre o significado de novas palavras assim que as escutam pela primeira vez.

Experiência

"[Os donos de Rico] relataram que o animal reconhece o nome de mais de 200 itens, a maioria brinquedos, que ele corretamente busca sob pedido", escreveu Julia Fischer, pesquisadora do Instituto Max-Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, na Alemanha.

Para comprovar as observações dos donos de Rico, os pesquisadores colocaram um novo objeto dentro de uma sala repleta de objetos já conhecidos pelo cão. Em sete das dez tentativas, Rico aparentemente foi capaz de entender que a nova palavra se referia ao item desconhecido.

Quatro semanas mais tarde, o cão ainda se recordou da nova palavra em metade dos testes. "Esta taxa é comparável à performance de um bebê de três anos de idade", disse a pesquisadora, acrescentando que as crianças, obviamente, têm uma compreensão mais ampla das palavras.

"Nossos resultados dão suporte à visão de que a complexa habilidade lingüística humana, anteriormente descrita apenas em crianças, pode ser mediada por construções cognitivas mais simples que também estão presentes em outras espécies", conclui a pesquisadora.

Com Reuters