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22/06/2004
-
10h59
da Folha Online
O vôo histórico desta segunda-feira (21) da SpaceShipOne --a primeira nave particular a cruzar a barreira da atmosfera e alcançar o espaço-- não foi um sucesso tão perfeito quanto pareceu. Muitas falhas ocorreram, algumas potencialmente catastróficas.
De acordo com a versão on-line da revista "New Scientist", a revelação foi feita por Burt Rutan, projetista da nave e um dos sócios da empresa responsável por sua construção, a Scaled Composites.
Segundo Rutan, até que todas as falhas sejam compreendidas e corrigidas, sua equipe não vai adiante com os dois testes restantes necessários para reclamar o prêmio de US$ 10 milhões oferecido pela fundação Ansari X-Prize para quem alcançasse a façanha.
Controle
Mesmo que as falhas não tenham impedido o piloto veterano Mike Melvill, 62, de atingir a marca de 100 km acima da superfície, uma falha parcial no sistema de controle de posição da nave poderia ter sido desastrosa caso tivesse ocorrido no início do vôo.
O problema aconteceu no final da queima do foguete, pouco antes da nave atingir o espaço. "Quando eu sai da atmosfera, não tinha mais controle de posição", disse Melvill. "Se tivesse acontecido antes, eu nunca teria realizado [o vôo histórico] e você pareceria triste neste momento."
Embora este tenha sido o problema mais grave, não foi o único que assustou Melvill. Também houve um alto estrondo atrás do piloto durante o funcionamento do motor do foguete.
A equipe da Scaled Composites acredita que o barulho foi causado pelo deslocamento de um pedaço de cobertura protetora em torno do bocal do motor por causa do estresse aerodinâmico.
Melvill também contou que, no momento em que acionou o botão para transformar o motor híbrido do foguete, a nave virou 90º para fora de seu curso por duas vezes.
"Eu estava pronto para desligar o motor e abortar o vôo", disse Melvill, que conseguiu estabilizar a SpaceShipOne e alcançar a altitude que deu a ele o título de primeiro astronauta particular.
Apesar do risco, Melvill conta que permaneceu confiante sobre o sucesso do vôo e que chegou a abrir um pacote de chocolates M&M's para vê-los flutuar na cabine durante a ausência de gravidade.
"O céu estava muito negro acima de mim, com uma luz azul ao longo do horizonte --foi realmente uma visão impressionante", ele disse. "Você realmente tem a sensação de que tocou a face de Deus", finalizou.
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SpaceShipOne enfrentou falhas graves durante vôo histórico
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O vôo histórico desta segunda-feira (21) da SpaceShipOne --a primeira nave particular a cruzar a barreira da atmosfera e alcançar o espaço-- não foi um sucesso tão perfeito quanto pareceu. Muitas falhas ocorreram, algumas potencialmente catastróficas.
De acordo com a versão on-line da revista "New Scientist", a revelação foi feita por Burt Rutan, projetista da nave e um dos sócios da empresa responsável por sua construção, a Scaled Composites.
Segundo Rutan, até que todas as falhas sejam compreendidas e corrigidas, sua equipe não vai adiante com os dois testes restantes necessários para reclamar o prêmio de US$ 10 milhões oferecido pela fundação Ansari X-Prize para quem alcançasse a façanha.
Controle
Mesmo que as falhas não tenham impedido o piloto veterano Mike Melvill, 62, de atingir a marca de 100 km acima da superfície, uma falha parcial no sistema de controle de posição da nave poderia ter sido desastrosa caso tivesse ocorrido no início do vôo.
O problema aconteceu no final da queima do foguete, pouco antes da nave atingir o espaço. "Quando eu sai da atmosfera, não tinha mais controle de posição", disse Melvill. "Se tivesse acontecido antes, eu nunca teria realizado [o vôo histórico] e você pareceria triste neste momento."
Embora este tenha sido o problema mais grave, não foi o único que assustou Melvill. Também houve um alto estrondo atrás do piloto durante o funcionamento do motor do foguete.
A equipe da Scaled Composites acredita que o barulho foi causado pelo deslocamento de um pedaço de cobertura protetora em torno do bocal do motor por causa do estresse aerodinâmico.
Melvill também contou que, no momento em que acionou o botão para transformar o motor híbrido do foguete, a nave virou 90º para fora de seu curso por duas vezes.
"Eu estava pronto para desligar o motor e abortar o vôo", disse Melvill, que conseguiu estabilizar a SpaceShipOne e alcançar a altitude que deu a ele o título de primeiro astronauta particular.
Apesar do risco, Melvill conta que permaneceu confiante sobre o sucesso do vôo e que chegou a abrir um pacote de chocolates M&M's para vê-los flutuar na cabine durante a ausência de gravidade.
"O céu estava muito negro acima de mim, com uma luz azul ao longo do horizonte --foi realmente uma visão impressionante", ele disse. "Você realmente tem a sensação de que tocou a face de Deus", finalizou.
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