Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2004 - 13h14

Nasa encontra evidência que apóia teoria da relatividade de Einstein

da France Presse, em Washington (EUA)

Uma equipe internacional de cientistas e pesquisadores universitários formada pela Nasa (agência espacial norte-americana) encontrou a primeira evidência direta de que a Terra arrasta tempo e espaço ao seu redor enquanto gira.

Os pesquisadores conseguiram medir o efeito formulado pela primeira vez em 1918, com a teoria da relatividade de Albert Einstein, "observando deslocamentos das órbitas de dois satélites que seguem a rotação da Terra".

Segundo a Nasa, a descoberta constitui "a primeira medição de um efeito bizarro no qual uma massa em rotação arrasta o espaço a seu redor".

O denominado "efeito corpo-arrasto é o que ocorre quando uma bola de boliche gira em um fluido espesso como o melaço", disse Erricos Pavlis, do Centro Conjunto para a Tecnologia do Sistema Solar, em Greenbelt, Maryland.

Segundo Pavlis, um dos coordenadores da pesquisa, "enquanto a esfera gira, move o melaço ao seu redor e tudo ligado ao melaço também se move em torno da bola". Do mesmo modo, "enquanto a Terra gira, arrasta tempo e espaço ao seu redor e isto altera as órbitas dos satélites do nosso planeta".

• Leia o que já foi publicado sobre a teoria da relatividade