Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2004 - 17h32

Cientistas criam robô que se infiltra entre baratas para matá-las

Publicidade

da Folha Online

Cientistas da Bélgica, da França e da Suíça criaram um robô capaz de encontrar baratas, infiltrar-se entre elas e influenciar seu comportamento a ponto de, dizem os pesquisadores, levá-las a um local de extermínio.

O grupo filmou baratas por três anos para criar um software que reproduzia seu comportamento. Em seguida, a Escola Politécnica Federal da Suíça, em Lausanne, construiu o robô InsBot. Do tamanho de uma caixa de fósforos, ele tem lasers, sensores infra-vermelhos e "aroma" de barata, para se disfarçar entre elas.

O professor Jean-Louis Deneubourg, do Fundo Nacional para Pesquisa Científica da Bélgica, agora realiza testes para descobrir como o InsBot é capaz de persuadir suas companheiras a acompanhá-lo até um abrigo --o que, na verdade, seria um local onde elas poderiam ser mortas.

"É plausível e realista imaginar que, em cinco ou dez anos, pessoas que sofrem com infestações de baratas comprarão robôs para se livrar delas", disse ao jornal britânico Times.

Os cientistas envolvidos no projeto acreditam que o robô pode levar à criação de tecnologias que ajudem a controlar o comportamento de outros animais --impedir, por exemplo, que ovelhas caiam em despenhadeiros ou estimular galinhas a fazer exercícios.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre robôs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página