Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2004 - 16h23

China diz estar perto de descobrir vacina contra a gripe asiática

Publicidade

da France Presse, em Pequim

O governo da China anunciou avanços em seus testes de uma vacina contra a Sars (síndrome respiratória aguda grave), também conhecida como gripe asiática. A vacina passou pela primeira etapa de testes clínicos e foi considerada segura e eficaz.

Segundo a agência de notícias Nova China, o funcionário do Ministério da Ciência e Tecnologia Wang Xiaofang disse que os 36 voluntários que receberam a vacina há 56 dias não tiveram nenhuma reação colateral. Os anticorpos foram encontrados em 24 deles.

De acordo com o mesmo veículo, Yin Weidong, diretor de pesquisa do programa, teria dito que a vacina é muito segura. Sua equipe, afirmou, teria estabelecido padrões técnicos para produzi-la em grande escala.

Lin Jiangtao, um professor do Hospital da Amizade Sino-Japonês envolvido nos testes clínicos, disse que os exames estão sendo realizados desde maio. 18 homens e 18 mulheres com idades entre 21 a 40 anos participaram das experiências.

Esses testes só teriam sido feitos com humanos depois da boa receptividade com animais, acrescentou. Entretanto, a droga ainda precisa passar por mais duas etapas de testes até ser colocada no mercado. No final deste mês, um jornal da capital chinesa afirmou que a vacina deveria estar pronta até janeiro.

A Sars contaminou mais de 8 mil pessoas até o final do ano passado. A doença teria surgido na província de Guangdong em novembro de 2002 e alastrou-se por mais de 30 países, principalmente da Ásia. Cerca de 800 pessoas morreram, incluindo 349 na China e 299 em Hong Kong, território vizinho a Guangdong.

Os especialistas da OMS (Organização Mundial de Saúde) ainda temem um novo surto da doença, que costuma se desenvolver nas mesmas ocasiões propícias a uma simples gripe --seus sintomas, no entanto, são muito mais graves. As dificuldades respiratórias costumam exigir que os pacientes sejam entubados e, em muitos casos, levam à morte.

Este ano, a China registrou novos casos de gripe asiática, o que explica a dedicação contínua do governo na busca de uma vacina.

Leia mais
  • Leite pode ser chave para vacina contra a Sars

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Sars
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página