Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2004 - 16h32

Mars Express fotografa canyons na superfície de Marte

Publicidade

da Folha Online

A sonda européia Mars Express, que orbita Marte há praticamente um ano, conseguiu imagens de alta resolução de um dos maiores canyons do planeta vermelho, chamado "Candor Chasma", na região de Valles Marineris.

ESA/DLR/FU Berlin
A fotografia obtida pela HRSC (Câmera Estéreo de Alta Resolução, na sigla em inglês) tem resolução de cerca de 40 metros por pixel e mostra traços de erosão similares aos observados em regiões áridas e montanhosas da Terra.

Os elevados platôs, que estão a aproximadamente seis quilômetros de altitude, têm uma superfície bastante plana e aparentemente são formados por várias camadas de rocha vulcânica.

Como os canyons se formaram ainda permanece um mistério para os cientistas. Mas, segundo a ESA (agência espacial européia), tensões e fraturas na crosta marciana provocaram o alargamento do canyon e o conseqüente rebaixamento da superfície do vale.

Também acredita-se que a região de Valles Marineris possa ser uma gigantesca falha, que ocorre quando as tensões entre placas tectônicas são mais profundas.

Outra hipótese discutida pelos cientistas para a formação do canyon é a movimentação de rochas da superfície por conta da água, processo semelhante ao de formação de rochas calcárias na Terra.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a missão européia a Marte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página