Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2005 - 12h55

Cientistas criam réplica virtual de cérebro de Einstein

da Agência Lusa

Uma equipe de cientistas britânicos criou uma réplica virtual do cérebro de uma dos maiores gênios da história, Albert Einstein, informou a imprensa londrina.

Para realizar o trabalho, os pesquisadores basearam-se nas 240 partes em que o cérebro do cientista foi dividido. Essas partes foram envoltas em celoidina, uma substância transparente e impermeável que permite submeter o material a exame microscópico.

Os peritos usaram também as fotografias do cérebro feitas pelo médico legista Thomas Harvey durante a autópsia de Einstein.

As primeiras análises mostraram no cérebro do cientista um reforço maior do que o normal das conexões relacionadas com as capacidades matemáticas e o processo de interpretação visual dos elementos que estão no espaço.

Estudos anteriores do cérebro de Einstein já tinham analisado fatores como o seu escasso peso, de 1,2 quilos, que causou surpresa por ser menor que o peso médio do cérebro de um adulto (1,4 quilo) e ter um córtex cerebral mais fino do que o normal, embora com densidade de neurônios superior.

No entanto, para os autores desta recomposição, não há ainda uma explicação da verdadeira causa da grandeza da mente de Einstein.

O trabalho realizado por estes cientistas será utilizado num documentário preparado para o 50º aniversário da morte de Einstein, que aconteceu em 15 de Abril de 1955.

• Leia o que já foi publicado sobre Albert Einstein