Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2005 - 17h02

Apesar de flexível, tentáculo de polvo "funciona" como braço humano

da France Presse, em Paris

O polvo pode ter tentáculos flexíveis, mas os usa da mesma forma que os vertebrados usam seus braços ou suas patas, revelou o estudo de uma equipe de pesquisadores israelense. As informações, publicadas na revista "Nature", podem ser úteis no entendimento da evolução dos braços.

Uma equipe de pesquisadores israelenses filmou polvos enquanto esticavam seus tentáculos em um aquário para alcançar um pedaço de comida e levá-lo até a boca. Durante a ação, os animais permaneciam em esconderijos.

Filmados centenas de vezes, os polvos usam uma estratégia semelhante à dos vertebrados para fazer este complexo movimento.

Embora seus tentáculos sejam flexíveis e elásticos, os animais enrijecem os membros por controle muscular e os articulam de uma forma semelhante à de animais com esqueletos rígidos, descobriram os cientistas.

Para executar o movimento, o polvo arqueia seu braço para formar três "articulações", localizadas em posições semelhantes à do ombro, cotovelo e pulso nos braços humanos.

Esta semelhança não é acidental, afirmaram os cientistas. As espécies podem ser muito diferentes na fisiologia, mas cada uma enfrenta as mesmas dificuldades para localizar a comida, capturá-la e levá-la à boca.

Segundo o estudo, milhões de anos de evolução determinaram que o braço com três articulações é a forma mais eficiente e simples de atingir este objetivo.

• Aquecimento do planeta produz lulas gigantes, diz cientista