Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2005 - 09h05

Depois do Nobel, Einstein veio ao Brasil para série de palestras

Publicidade

da Folha Online

Depois de conquistar prestígio mundial com a comprovação de suas teorias e o reconhecimento com o Prêmio Nobel de 1921, o físico alemão Albert Einstein recebeu uma série de convites de várias partes do globo para proferir palestras e divulgar seus estudos.

Quando Argentina e Uruguai acertaram uma data para receber o célebre cientista, a comunidade judaica brasileira aproveitou a oportunidade e estendeu o passeio para o Rio de Janeiro, onde ele se encontrou com personalidades e acadêmicos.

Em março de 1925, Einstein proferiu palestras e conheceu pontos turísticos da cidade durante oito dias. Na oportunidade, ele foi recebido pelo então presidente Arthur Bernardes e ficou fascinado com a flora tropical.

Acostumado com o clima ameno do continente europeu, ele, no entanto, achou a temperatura demasiadamente quente e o tempo muito úmido, tornando pouco apropriado o trabalho intelectual.

O Brasil já tinha marcado presença na história de Einstein desde 1919, quando a observação de um eclipse solar em Sobral, no Ceará (235 km a noroeste de Fortaleza), possibilitou a comprovação da teoria da relatividade geral.

Em 29 de maio de 1919, astrônomos brasileiros, ingleses e norte-americanos fotografaram o eclipse que ajudou a comprovar a hipótese da deformação do espaço pela gravidade, proposta por Albert Einstein em 1915.

A comprovação da teoria de Einstein ocupou as manchetes dos principais jornais do mundo nos dias seguintes à divulgação dos resultados da observação do eclipse.

Leia mais
  • Ciência lembra 100 anos da teoria revolucionária de Einstein
  • Com teoria da relatividade, Einstein assentava bases da nova física
  • Gênio alemão foi reprovado no vestibular e enfrentou desemprego

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cientista Albert Einstein
  • Veja o especial "100 Anos da Teoria de Einstein"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página