Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2005 - 10h11

Chimpanzé chinês consegue parar de fumar após 16 anos de vício

Publicidade

da Efe

Uma chimpanzé de 27 anos de idade conseguiu parar de fumar após 16 anos de vício. A fêmea chamada Ai Ai teve o apoio dos funcionários do zoológico de Xian (China), onde vive, segundo a agência Xinhua.

Os trabalhadores do Safari Qinling decidiram ajudar Ai Ai porque o tabagismo estava deteriorando sua saúde. Eles criaram um plano para distrai-la e fazer com que ela se esquecesse dos cigarros.

Um intenso programa de atividades mantém Ai Ai ativa durante o dia. Ela faz um passeio depois do café da manhã, tem uma sessão de música pop depois do almoço e faz ginástica após o jantar, explicou um dos funcionários.

Além disso, teve a quantidade de comida duplicada --leite, bananas, pratos de comida frita e os típicos raviólis do norte da China foram adicionados à tradicional dieta de arroz.

"Durante os primeiros dias, ela sofria buscando cigarros, mas, à medida que sua vida se tornou mais alegre, foi se esquecendo deles", acrescentou a fonte.

Ai Ai começou a fumar em 1989, depois da morte de seu "marido". Seu vício ficou mais forte depois da morte de seu segundo companheiro, em 1997, e depois que sua filha foi enviada a um zoológico na cidade de Shenzhen (sul da China).

Leia mais
  • Gorila também usa ferramentas, revelam observações na África

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre chimpanzés
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página