Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2005 - 10h53

Propagandas na TV afetam nutrição das crianças, diz estudo

Publicidade

da France Presse, em Washington

A publicidade da televisão norte-americana estimula as crianças pequenas a pedir e consumir desde cedo alimentos ricos em calorias, como refrigerantes e doces. A informação tem como base um estudo do Instituto de Medicina da Academia Americana de Ciências publicado nesta terça-feira.

"As tendências dominantes atuais do mercado de produtos alimentícios e bebidas põem em perigo, a longo prazo, a saúde das nossas crianças", afirmou o presidente do comitê encarregado de realizar o estudo, Michael McGinnis.

"Para que as crianças e os jovens possam desenvolver hábitos alimentares saudáveis, que previnam doenças crônicas como diabetes tipo 2, devem comer menos alimentos com muitas calorias e poucos nutrientes --caso de refrigerantes e fast-food", continuou.

"Esses produtos respondem pela maior proporção das campanhas publicitárias", disse McGinnis, avaliando que a indústria alimentar e de restaurantes tem, junto com os pais, um papel central a desempenhar para que se tenha uma mudança radical.

As preferências e os hábitos alimentares são adquiridos nos primeiros anos de vida e são determinantes para a saúde dos indivíduos durante toda sua existência, explica a pesquisa. A proporção de crianças e adolescentes (entre os 6 e 19 anos) obesos triplicou nos Estados Unidos em 40 anos, de acordo com números oficiais.

Leia mais
  • Hormônio que estimula o apetite tem "gêmeo" que diminui a fome

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre obesidade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página