Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2006 - 12h48

Série recria a vida antes dos dinossauros

Publicidade

REINALDO JOSÉ LOPES
da Folha de S.Paulo

Você já viu isto antes, mas agora é diferente --aliás, um bocado diferente. A parceria entre a britânica BBC e o Discovery Channel, que já tinha ressuscitado nas telas bichos pré-históricos manjados, como tiranossauros e mamutes, volta à carga com imagens quase alienígenas: a vida que existia antes dos dinossauros, das primeiras criaturas com várias células aos tataravós dos mamíferos.

Divulgação
Detalhes dão charme a "Caminhando com Monstros"
Detalhes dão charme a "Caminhando com Monstros"
Esse é o mote de "Caminhando com Monstros", minissérie em três partes que estréia hoje no Discovery Channel. Depois da origem da Terra, há 4,5 bilhões de anos, um salto leva o espectador ao coração da Explosão Cambriana, há 530 milhões de anos, quando o oceano era patrulhado pelo primeiro superpredador, o Anomalocaris. A criatura, um artrópode (parente de insetos, crustáceos e aracnídeos), lembra a nave de Han Solo em "Guerra nas Estrelas" com duas caudas de camarão na boca --na verdade, usados para agarrar suas presas. "Bizarro" é uma palavra leve para descrever a fauna dessa época, que representa a primeira grande diversificação de grupos animais.

Conforme o tempo passa, a mistura de computação gráfica e imagens reais acompanha a colonização da terra firme, feita pelos anfíbios e, mais tarde, pelos primeiros répteis. Como ninguém sabe muito bem como um bicho extinto se comportava, entra em cena a imaginação de paleontólogos e artistas. O Cephalaspis, por exemplo, um peixe sem mandíbula de 410 milhões de anos, faz migrações do mar para os rios quando se reproduz, mais ou menos como os salmões de hoje. E com a mesma desvantagem, aliás: escorpiões marinhos aproveitam para emboscá-lo na jornada, como os ursos-pardos modernos.

Detalhezinhos como esse são um dos charmes da série, que termina em grande estilo: a grande extinção do Período Permiano, há cerca de 250 milhões de anos, quando mais de 90% da vida na Terra bateu as botas --e que abriu caminho para os dinos.

Caminhando com Monstros
Quando: hoje, às 20h, no Discovery

Leia mais
  • Especialistas questionam fósseis de museu nos EUA
  • Cientistas confundem crocodilo com dinossauro
  • Conheça alguns dinossauros famosos

    Especial
  • Veja imagens da exposição "Dinos na Oca"
  • Leia mais no especial sobre paleontologia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página