Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2006 - 02h44

Nobel de Física Owen Chamberlain morre aos 85 anos

Publicidade

da France Presse

Owen Chamberlain, ganhador do prêmio Nobel de Física em 1959 pela descoberta do antipróton, morreu em sua casa em Berkeley, Califórnia (oeste), confirmou neste domingo a Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Chamberlain, 85, morreu na cama em 28 de fevereiro passado por complicações decorrentes do mal de Parkinson, do qual sofria havia vários anos, informou a universidade em um comunicado.

Chamberlain, ao lado de Emilio Segre, também físico em Berkeley, ganhou o Prêmio Nobel de Física por um trabalho que resultou nas primeiras observações dos antiprótons, imagens espelhadas de carga negativa dos prótons.

"A descoberta abriu um novo campo para a física e expandiu nossa compreensão da física de partículas", disse o físico de Berkeley, Herbert Steiner, aluno de Chamberlain.

Chamberlain nasceu em San Francisco em 10 de julho de 1920. Após se formar no Dartmouth College em 1941, matriculou-se em Berkeley, onde se somou ao Projeto Manhattan, que levou ao desenvolvimento da bomba atômica durante a 2ª Guerra Mundial.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o prêmio Nobel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página