Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2006 - 11h35

Astronauta brasileiro se diz "100% adaptado" ao espaço

Publicidade

da France Presse, em Moscou

O astronauta Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a chegar ao espaço, afirmou em sua segunda comunicação com os encarregados brasileiros da missão --realizada na noite de domingo-- estar "100% adaptado ao espaço" e ter sentido "muito orgulho" ao ver o Brasil da ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional).

Segundo ele, ver a Terra do espaço lhe trouxe uma sensação de paz muito grande. "Quando eu vi o Brasil pela primeira vez durante o dia, tive muito orgulho. Este país é impressionante. Estou passando pela órbita do Golfo do México, quase chegando em Cancún, e dá para ver o cantinho do Brasil. Dá muito orgulho ser brasileiro", continuou.

Pontes disse estar se sentindo tranqüilo, com sensação de dever cumprido. "Eu prometi para o meu país que levaria a bandeira e levei", disse, referindo-se à bandeira brasileira, da qual não se separou desde que entrou na ISS.

"Com a ajuda de algumas pessoas, como a AEB [Agência Espacial Brasileira], seus coordenadores, o povo brasileiro, meus amigos e minha família, eu cumpri a missão", afirmou. "Posso dizer que me adaptei 100% ao espaço", acrescentou.

Sobre o que pensou durante a contagem regressiva e o lançamento, afirmou: "no primeiro momento, a atenção aos equipamentos é muito grande, mas depois foram vários flashes. Lembrei das pessoas que me ajudaram e principalmente da minha família. Lembrei bastante da minha família".

Quanto ao vôo em si, comentou ter sido "bastante curioso". Segundo ele, "são sensações novas e o apoio da tripulação é essencial. Seria muito difícil descrever em uma frase".

O astronauta brasileiro não precisou tomar o remédio para o enjôo que normalmente acomete os recém-chegados ao espaço, e disse ter conseguido dormir.

"Dá para dormir. Para se ter uma idéia, a cada 40 minutos você tem um dia e uma noite", explicou, referindo-se ao tempo em que a estação leva para fazer uma órbita. "Como tem muita coisa para ver, não dá vontade de dormir. Mas eu penso no Brasil, na minha família, e durmo."

Leia mais
  • Agenda de astronauta para hoje inclui lançamento de moeda
  • Astronauta brasileiro estréia na estação espacial com muito trabalho
  • Do espaço, Marcos Pontes responde a críticos do programa espacial
  • Pontes chega à Estação Espacial e recebe elogios de Lula

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página