Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2006 - 17h13

Marcos Pontes: astronauta ou cosmonauta?

Publicidade

da Folha Online

Em seu site oficial, o brasileiro Marcos Pontes recebe o título de "astronauta". O principal motivo para isso é o fato de ele ter se formado no Johnson Space Center, da Nasa (agência espacial norte-americana), organização com a qual ainda mantém vínculos.

Durante a Guerra Fria --conflito político-ideológico entre EUA e União Soviética encerrado no início dos anos 90--, os termos "astronauta" e "cosmonauta" indicavam claras diferenças. Enquanto o primeiro se referia a passageiros de missões espaciais norte-americanas, o segundo designava os participantes de viagens espaciais soviéticas (grupo dominado pela Rússia).

Atualmente, em um cenário totalmente diferente, faz pouco sentido manter esta diferenciação. A Estação Espacial Internacional --ocupada até sábado por Pontes--, por exemplo, é um projeto conjunto da Roscosmos (agência espacial russa) e Nasa (agência espacial norte-americana), além de outras organizações internacionais.

Por conta desta união entre os antigos inimigos, também não seria errado dar ao brasileiro o título de cosmonauta. Afinal, são as naves russas Soyuz as responsáveis pelo transporte de ida e volta dos passageiros espaciais até a ISS.

Leia mais
  • Saúde de astronauta brasileiro recebe avaliação positiva
  • Astronauta brasileiro diz que sentirá saudades do espaço
  • Astronauta brasileiro se diz "100% adaptado" ao espaço

    Especial
  • Veja galeria de imagens da chegada do astronauta à estação espacial
  • Leia cobertura completa sobre a ida do brasileiro ao espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página