Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2006 - 14h10

Vila Romana do século 1 abre ao público na itália

Publicidade

da Ansa, em Florença

A Vila Romana de Vergigno abre suas portas ao público. Esta extraordinária descoberta arqueológica, uma "mansão rústica" datada do século 1 depois de Cristo, poderá ser visitada gratuitamente a partir de 1º de maio, após um longo trabalho de escavações arqueológicas em uma área da cidade de Montelupo Fiorentino, na província de Florença.

A restauração permitiu reconstruir a topografia de uma grande unidade habitada de mais de 2000 metros quadrados de área, 500 dos quais construídos, além de um vasto pórtico de 50 metros de extensão e as termas. Ao lado da parte habitada, as áreas destinadas às atividades produtivas, desde a cerâmica, a produção do vinho e os galpões para estoque dos produtos alimentares e criação dos animais que faziam desta vila um antigo "estabelecimento agrícola" no qual trabalhavam cerca de 70 escravos.

A abertura da Vila do Vergigno é apenas a primeira de várias iniciativas dedicadas à arqueologia na região de Montelupo Fiorentino. Em junho será organizada uma exposição documental sobre a estrada Quinzia, que ligava na antiguidade as cidades toscanas de Fiesole e Pisa. Até julho será possível visitar as escavações de um vilarejo datado de 1100 a.C. e uma habitação etrusca de Montereggi. Em outubro está prevista a abertura do museu arqueológico de Montelupo com os objetos provenientes dos escravos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página