Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2006 - 04h46

Células-tronco são usadas para regenerar nervos em ratos

da Efe, em Washington

Cientistas americanos conseguiram recuperar movimento em ratos paralisados usando células-tronco extraídas dos embriões. A experiência consta de um estudo divulgado nesta terça-feira pela revista "Annals of Neurology".

Segundo os pesquisadores, os resultados do estudo são a melhor prova de que as células embrionárias podem ser utilizadas no tratamento de pessoas com lesões na coluna e outros traumas de caráter neurológico.

"O estudo proporciona uma técnica para utilizar células-tronco a fim de reconectar o sistema neurológico. Em última instância, podemos conseguir a mesma técnica em seres humanos, embora ainda reste um longo caminho a percorrer", afirma Douglas Kerr, da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

Os cientistas liderados por Kerr utilizaram uma combinação de compostos chamados "fatores de crescimento" para que as células-tronco embrionárias dos roedores se transformassem em células neurológicas, chamadas "neurônios motrizes".

O transplante das células, com a mistura adequada de compostos, ajudou os ratos paralisados a regenerar parcialmente suas células neurais e a usar suas patas traseiras.

"É um avanço notável, que pode ajudar a entender a forma como poderemos usar as células-tronco para tratar lesões e doenças e começar a tornar realidade sua grande promessa", disse Elias Zerhouni, diretor do Instituto Nacional da Saúde, um órgão federal que financiou a pesquisa.

Os adversários da pesquisa, em sua maioria setores conservadores religiosos, acreditam que o uso de células de embriões humanos é "imoral". Além disso, a lei federal dos Estados Unidos, respaldada pelo governo do presidente George W. Bush, proíbe usar fundos federais para pesquisas deste tipo.

Segundo os defensores da pesquisa, as células-tronco embrionárias poderiam ajudar na busca de tratamentos para doenças neurológicas incuráveis, como o mal de Alzheimer, e lesões na espinha que causam a paralisia total ou parcial.

• Leia o que já foi publicado sobre células-tronco