Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2006 - 20h59

Nasa desconhece paradeiro das fitas de sua 1ª missão na Lua

Publicidade

da France Presse, em Washington

A Nasa informou nesta terça-feira que não sabe onde estão as fitas originais da primeira missão na Lua, nas quais está gravada a célebre frase do astronauta Neil Armstrong ("É um pequeno passo para o homem e um grande passo para a humanidade").

"A Nasa procura as fitas originais do lançamento da missão Apolo 11, em 21 de julho de 1969", disse Ed Campion, porta-voz do centro espacial Goddard da Nasa, em Greenbelt (Maryland, leste dos EUA), nos arredores de Washington.

Segundo ele, as fitas podem estar em qualquer parte de Goddard ou em outro lugar da rede de arquivos da agência espacial americana.

A busca por estas gravações começou há cerca de um ano e meio, quando o centro espacial se deu conta de que não sabia mais onde estavam, depois de um pedido de consulta de funcionários aposentados.

Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, foi encarregado de comandar a primeira missão lunar americana a bordo da cápsula Apolo 11, ao lado dos astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins.

Ele pousou na Lua a bordo do módulo Eagle em julho de 1969, garantindo um lugar na história, ao fazer a célebre declaração, enquanto pisava em solo lunar.

As fitas originais onde se encontram os dados da missão Apolo 11 foram gravadas em três estações na Terra: Goldstone, na Califórnia; Honeysuckle Creek e no observatório Parkes, na Austrália.

Em seguida, foram enviadas para o centro espacial Goddard, que as transferiu para os Arquivos Nacionais, no fim de 1969. Mais tarde, a Nasa pediu para recuperar estas fitas e foi então que a agência se deu conta de que estavam perdidas.

Leia mais
  • Fitas da chegada do homem à Lua estão perdidas, dizem veteranos
  • Sucesso do Discovery deve regularizar missões espaciais da Nasa
  • Corretores britânicos vendem terrenos na Lua, Marte e Vênus

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre astronomia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página