Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2006 - 17h17

Civilização surgiu após mudanças climáticas ocorridas há mais de 4 milênios

Publicidade

da France Presse, em Londres

As civilizações humanas nasceram em decorrência de grandes mudanças climáticas ocorridas entre 4 mil e 6 mil anos atrás, afirmou um pesquisador britânico especializado em meio ambiente.

"A civilização não apareceu como resultado de um ambiente favorável", afirmou Nick Brooks durante o Festival da Ciência de Norwich (leste da Inglaterra).

"Pelo contrário, o que hoje consideramos como a 'civilização' é em grande parte uma conseqüência acidental de uma adaptação não planejada a uma mudança climática catastrófica", explicou o pesquisador da Universidade East Anglia, de Norwich.

Segundo o especialista, a civilização foi um último recurso para organizar a sociedade, a produção e a distribuição de alimentos diante da deterioração das condições ambientais.

Segundo ele, entre 4 mil e 6 mil anos atrás, o clima se tornou muito árido devido às mudanças ambientais no planeta.

A conseqüência foi uma piora nas condições de vida para os homens que até então viviam da caça e da colheita.

Para sobreviver, eles se aproximaram de diferentes fontes de água, o que levou à criação de comunidades estáveis. Assim --explicou o pesquisador-- nasceram as primeiras civilizações no Egito, no Iraque, no sul da Ásia, na China e no norte da América do Sul.

Brooks deu como exemplo o Egito, citando o Nilo como um local onde as pessoas podiam viver mesmo depois da desertificação da região, há 4 mil anos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre mudança climática
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página