Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2006 - 09h56

Astrônomos descobrem galáxia mais antiga do universo

da France Presse, em Paris

Uma equipe de astrônomos japoneses anunciou ter detectado a galáxia mais distante --e conseqüentemente a mais antiga-- já descoberta pelo homem, já que a luminosidade recebida atualmente foi emitida há 12,7 bilhões de anos, nos primeiros momentos do universo.

A explosão do Big Bang, que criou o universo, ocorreu 750 milhões de anos mais cedo, afirmam Masanori Iye (Observatório Astronômico Nacional de Tóquio) e sua equipe, num artigo que será publicado na revista científica "Nature".

A descoberta foi confirmada por espectroscopia, que estuda o "desvio para o vermelho" deste grupo de estrelas, com a ajuda do telescópio Subaru, instalado no arquipélago americano do Havaí, informaram.

As galáxias mais distantes continuam a se afastar a uma velocidade crescente do local onde acredita-se ter ocorrido o chamado Big Bang. Quanto mais elas se afastam, mais a luz por elas emitida tende para o vermelho. Portanto, as galáxias mais antigas estão nas faixas de onda mais próximas do vermelho.

Em março de 2004, uma equipe franco-suíça, que utilizou o grande telescópio VLT (Very Large Telescope), no Monte Paranal (Chile), teria descoberto uma galáxia situada a 13,2 bilhões de anos-luz, mas seus trabalhos nunca foram confirmados.

Num outro estudo, também publicado na "Nature", os astronômos Rychard Bouwens e Garth Illingworth, da Universidade da Califórnia, utilizaram o telescópio espacial Hubble para rastrear a formação das primeiras galáxias.

O Big Bang, ou a criação do universo, teria ocorrido há 13,7 bilhões de anos. Foi seguido por um período em que nenhuma estrela iluminava o espaço. Depois de algumas centenas de milhões de anos apareceram as primeiras estrelas, seguidas das primeiras galáxias.

É o momento preciso desta transição que os astronômos desejam determinar.

• Colisão cósmica prova existência de matéria misteriosa