Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2006 - 12h39

Cientistas encontram fósseis de peixe carnívoro

Publicidade

da Ansa, em Sydney

Um casal amador de caçadores de fósseis descobriu uma espécie de peixe da era dos dinossauros --com cabeça de peixe espada e caninos afiados. Trata-se de um Protosphyraena --peixe carnívoro de 2 m de comprimento, cujos fósseis haviam sido encontrados até hoje apenas na Europa e na América do Norte.

Tom e Sharon Hurley descobriram o primeiro espécime australiano do Protosphyraena perto de Boulia, no interior de Queensland.

O paleontólogo Ben Kear, do South Australian Museum, de Adelaide, examinou o crânio do peixe (em excelente estado de conservação) e afirmou que, pelo tamanho da espada, o animal teria vivido há mais de 100 milhões de anos --20 milhões de anos a mais do que os espécimes encontrados em outras partes do mundo.

"É o exemplar mais antigo já encontrado e também o mais completo", disse Kear à rádio ABC. "Quando estes animais eram vivos, a Austrália era um tipo de 'fábrica de espécies' dando origem a muitos grupos de animais", prosseguiu.

O estudioso está escrevendo um relatório científico sobre a descoberta, que será publicado no próximo ano. Até agora, o nome da nova espécie é mantido em segredo, mas ele garante que o nome vai homenagear seus descobridores, os Hurley. "Queremos honrar a descoberta deles, dando ao peixe um nome que remeta aos pesquisadores", disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fósseis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página