Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2007 - 16h31

Pessoas com Alzheimer sofrem mudanças cerebrais antes de perda de memória

Publicidade

da France Presse, em Chicago

As pessoas que desenvolvem o mal de Alzheimer exibem mudanças na estrutura do cérebro anos antes de demonstrarem sinais de perda de memória, destaca um estudo americano.

A descoberta pode permitir aos médicos identificar as pessoas com risco de desenvolver os problemas cognitivos que levam à devastadora enfermidade cerebral.

A pesquisa baseou-se em um pequeno estudo com 136 pessoas acima de 65 anos, que foram submetidas a análises cerebrais e testes cognitivos regularmente, durante um período de cinco anos.

Ao final do estudo, 23 voluntários haviam desenvolvido uma condição conhecida como perda cognitiva leve (MCI) e, entre eles, nove desenvolveram o mal de Alzheimer, um distúrbio cerebral progressivo.

Quando os cientistas compararam as imagens cerebrais das 23 pessoas que desenvolveram problemas de memória com os 113 voluntários que não registraram os problemas, descobriram que o primeiro grupo tinha menos matéria cinzenta em áreas do cérebro vinculadas à memória que o segundo grupo, mesmo quando o funcionamento do cérebro era normal.

"Descobrimos que as mudanças na estrutura cerebral estão presentes em pessoas clinicamente normais uma média de quatro anos antes do diagnóstico de MCI", disse Charles Smith, autor do estudo e especialista em memória e envelhecimento da Universidade Kentucky Medical Center em Lexington.

"Sabíamos que as pessoas com MCI ou mal de Alzheimer tinham menos volume cerebral, mas não sabíamos se estas mudanças nas estruturas cerebrais existiam e em até que grau, antes que começasse a perda de memória", acrescentou.

Além disso, os indivíduos que desenvolveram problemas de memória tinham pontuações menores nos testes cognitivos no início do estudo, embora os resultados tivessem ficado dentro dos parâmetros de normalidade.

O estudo foi publicado na edição desta terça-feira do "Neurology", periódico científico da Academia Americana de Neurologia.

Leia mais
  • Vacina contra mal de Alzheimer funciona em ratos, dizem japoneses
  • Problemas neurológicos afetam 1 bilhão, diz OMS
  • Droga que estimula cérebro pode tratar síndrome de Down

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o mal de Alzheimer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página