Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2007 - 12h19

Sinal magnético pode garantir bom sono, dizem cientistas

Publicidade

da France Presse, em Chicago

O toque de um botão pode ser tudo o que se precisa para se ter uma boa noite de sono, afirma um estudo publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison descobriram um jeito de estimular as ondas lentas típicas do sono profundo ao enviar um inofensivo sinal magnético para dentro do crânio de voluntários adormecidos.

Eles dizem que a técnica pode um dia ser usada para ajudar a tratar a insônia ou induzir cochilos renovadores, em que as pessoas poderiam obter os benefícios de uma noite inteira de sono dormindo apenas algumas horas.

A técnica experimental, chamada estimulação magnética transcraniana (TMS, na sigla em inglês) usa campos magnéticos para alterar a atividade cerebral. É não-invasiva e envolve uma espiral eletromagnética, que é mantida perto da cabeça. Uma corrente elétrica cria um impulso ou campo magnético que atravessa o crânio, provocando pequenas correntes elétricas no cérebro.

Em sua experiência, os cientistas descobriram que, com cada explosão de magnetismo, o cérebro dos voluntários adormecidos produziu imediatamente as grandes ondas lentas vistas nos estágios três e quatro do sono.

"Com uma simples pulsação, somos capazes de induzir uma onda que parece idêntica às ondas que o cérebro produz normalmente durante o sono", disse Giulio Tononi, professor de psiquiatria da Escola de Medicina e Saúde Pública UW-Madison.

Ainda resta saber se esse tipo de sono profundo assistido eletronicamente realmente traz benefícios e se poderá melhorar o desempenho e a memória das pessoas, afirmou Tononi. Futuros estudos tentarão responder a essas perguntas.

Leia mais
  • Série ajuda a lidar com choro, chilique e dificuldade do filho para comer e dormir
  • "Saúde de Nossos Filhos" esclarece dúvidas sobre universo infantil
  • Coleção aborda desenvolvimento do bebê até os três anos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre sono
  • Conheça o livro "Na Hora de Dormir"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página