Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2001 - 11h27

Ministério cria comitê para definir novo diretor do Inpe

ELIANE MENDONÇA
da Folha Vale

O ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, assinou, na última quinta-feira, uma portaria criando um comitê de busca que deverá indicar o novo diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O comitê, segundo a portaria, será presidido pelo diretor do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), Luiz Bevilacqua.

Também integrarão o comitê o diretor do departamento de temas especiais do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Guerreiro, o diretor do CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), de Campinas, Hélio Marcos Machado Graciosa, o presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Henrique de Brito Cruz, e o diretor do departamento de pesquisa e desenvolvimento do Ministério da Aeronáutica, brigadeiro Reginaldo dos Santos.

A previsão é que, num prazo de 90 dias, o comitê indique três nomes, entre os quais o ministro deverá escolher aquele que deverá assumir a diretoria do Inpe.

O Inpe será o quinto instituto brasileiro cujo diretor terá sido escolhido por meio de um comitê de especialistas.

Desde a segunda quinzena de fevereiro, o Inpe vem sendo dirigido, interinamente, pelo pesquisador Volker Kirchhoff.

Kirchhoff está substituindo o engenheiro Márcio Nogueira Barbosa, que assumiu no mês passado o cargo de diretor-geral adjunto da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), com sede em Paris, na França, por indicação do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Barbosa esteve à frente do Inpe por 12 anos e sobreviveu a três presidentes.

O Inpe terá uma verba recorde de R$ 161,6 milhões para 2001 -20% maior que o valor do orçamento do ano passado.

Entre as prioridades do instituto, está o desenvolvimento de quatro satélites -dois de sensoriamento remoto, um de observação da terra e um científico.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página