Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2007 - 14h48

Vitamina C é inócua para prevenir resfriado na população, diz pesquisa

Publicidade

da France Presse, em Londres

A crença de que a vitamina C reduz os riscos de pegar resfriado é um mito, concluiu um grupo de pesquisadores depois de realizar uma série de experiências com mais de 11 mil pessoas.

Segundo o estudo da organização internacional Cochrane Collaboration, apenas pessoas submetidas a condições físicas extremas (como esportistas ou militares no ápice do treinamento) diminuem pela metade o risco de contrair resfriado se tomarem comprimidos com a substância.

Para o grande público, porém, o efeito da vitamina sobre a prevenção desse mal não é suficientemente significativo para aconselhar sua utilização, defende o estudo da entidade, assinado por pesquisadores australianos e finlandeses.

A afirmação se baseia em cerca de 30 experiências realizadas ao longo de várias décadas com pessoas que tomaram pelo menos 200 miligramas de vitamina C por dia.

Os supostos efeitos da substância sobre a prevenção do resfriado entraram para a sabedoria popular durante os anos 70, devido a uma das obras do Prêmio Nobel de Química norte-americano Linus Pauling (também Nobel da Paz). O cientista incentivava as pessoas a ingerir 1.000 miligramas de vitamina C por dia para reduzir os riscos de adquirir um resfriado.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página