Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2007 - 13h06

Dinossauro do tamanho de um gato foi bípede mais rápido do mundo

Publicidade

da Efe, em Londres

Um dinossauro do tamanho de um gato que viveu há 150 milhões de anos foi o animal mais rápido sobre duas patas que existiu, segundo um novo estudo publicado pela revista "Proceedings of the Royal Society".

O animal, semelhante a um lagarto, foi batizado como compsognato (Compsognathus longipes). Ele pesava três quilos e podia cobrir cem metros em pouco mais de seis segundos --velocidade que envergonharia os modernos atletas olímpicos.

Divulgação
Espécie de pequeno dinossauro teria sido o bípede mais rápido que já existiu na Terra
Espécie de pequeno dinossauro teria sido o bípede mais rápido que já existiu na Terra

Sua velocidade máxima era próxima de 64 km/h, segundo simulações feitas em computador. Era mais rápido que o avestruz, o mais veloz de todos os bípedes de hoje.

Segundo a simulação, a velocidade máxima de um avestruz de 65 quilos é de 55,4 km/h, muito superior à de qualquer humano, mas inferior à do compsognato. O pequeno animal superaria em velocidade todos os outros dinossauros conhecidos, inclusive o velociraptor, segundo um modelo de biomecânica desenvolvido pela Universidade de Manchester (Reino Unido).

O especialista em biomecânica Bill Sellers e o paleontólogo Philip Manning usaram um computador de grande capacidade para reconstruir as velocidades de outros quatro dinossauros: velociraptor, tiranossauro, dilofossauro e alossauro.

O computador utilizou os detalhes da anatomia de cada um desses animais, de pesos que variavam de três quilos (no caso do compsognato) a seis toneladas (tiranossauro), para determinar a biomecânica ideal de cada um.

O sucesso do filme "Parque dos Dinossauros" reforçou as perguntas sobre a velocidade dos "grandes lagartos". Alguns cientistas inclusive duvidam de que o maior deles, o tiranossauro, pudesse correr. Mas os dois pesquisadores britânicos respondem que ele chegaria a cerca de 29 km/h.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página