Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2008 - 01h06

Senado americano triplica fundos para combate à Aids e à malária

Publicidade

da Folha Online

O Senado dos Estados Unidos triplicou nesta quarta-feira os fundos para o combate à Aids e à malária no mundo, ao votar um orçamento de US$ 48 bilhões para os próximos cinco anos. O orçamento aprovado também inclui verbas para a luta contra a tuberculose.

"Negociamos este orçamento durante vários meses e ele é resultado de um acordo bipartidarista dedicado a salvar vidas no mundo", explicou o senador democrata Joseph Biden, presidente do Comitê de Relações Exteriores.

A medida, aprovada por 80 votos a favor e 16 contra, recebeu a oposição da minoria republicana, para a qual a verba aprovada é muito elevada.

"Também quero agradecer ao presidente. Sua decisão de lançar esta iniciativa foi audaz e inesperada, e acredito que os historiadores a verão como o seu melhor momento", disse Biden sobre o projeto, apresentado por George W. Bush, que deixará a presidência em janeiro.

Uma versão similar do projeto passou pela Câmara de Representantes no começo de abril. Agora, os dois textos terão que ser harmonizados antes de a iniciativa ser levada à Casa Branca para aprovação de Bush.

O presidente também pediu ao Congresso que o envie imediatamente a versão harmonizada para que possa sancioná-la. "Com a aprovação do projeto, demos mais um passo para garantir a manutenção deste excelente programa e a ajuda aos precisam dele", disse o presidente George W. Bush em uma declaração.

Bush tinha pedido US$ 30 bilhões para o programa de ajuda qüinqüenal contra a Aids, mas também tinha dito que não se oporia a uma soma mais alta.

Com France Presse e Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página