Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2001 - 18h55

Reunião da SBPC começa em Salvador com a presença do Exército

da Folha de S.Paulo

A reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) começou hoje, em Salvador, com a ajuda de uma instituição antes vista como "inimiga": o Exército.

O antagonismo entre o regime militar (1964-1985) e a sociedade de cientistas chegou a ameaçar a realização da reunião em outros anos. Hoje é a presença do exército em Salvador, que vive greve de policiais, que possibilita a realização do evento.

"É a SBPC do apagão e da greve, mas já foi da ditadura", disse Glaci Zancan, presidente da sociedade. Ela afastou a possibilidade de adiamento. "Quando se organiza um evento dessa magnitude, por meses a fio, você não cancela tudo assim, a não ser que haja guerrilha na rua."

O racionamento de energia deve afetar a cerimônia de abertura da reunião _as luzes do Centro de Convenções da Bahia estão previstas para serem apagadas às 22h.

A greve dos policiais confinou a maioria dos cientistas aos hotéis. E, mesmo em alguns deles, as opções de alimentação eram restritas, pela ausência de funcionários e do comércio.

Hoje pela manhã, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia, local em que começam amanhã as apresentações e debates científicos, havia fila de dezenas de pessoas, entre alunos e professores, fazendo a inscrição. A própria universidade fornece a segurança do campus, que recebeu reforço de efetivo.

O evento, em sua 53ª edição, teve numero recorde de inscrições para o acompanhamento das atividades. Os últimos números consolidados apontavam 9 mil inscritos, mas a organização espera chegar aos 13 mil.

O tema da reunião é "Nação e Diversidade: Patrimônio do Futuro", com a realização de simpósios que tratam desde a questão das minorias linguísticas até a possível existência de uma "ameaça à tradição e à diversidade exercida pelo carnaval baiano contemporâneo".

Também não faltarão à pauta os assuntos mais tradicionais ligados aos avanços recentes da ciência, como as questões ligadas à engenharia genética e à fase pós-decifração do genoma humano.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página