Publicidade
Publicidade
Egito faz tomografia em fetos da tumba de Tutancâmon
Publicidade
da Efe, no Cairo
O Egito começou uma pesquisa para esclarecer a origem de dois fetos mumificados encontrados na tumba de Tutancâmon em 1922. Acredita-se que sejam de dois filhos do faraó que nasceram mortos, informaram nesta quarta-feira (6) fontes oficiais.
O Conselho Supremo de Antigüidades do Egito (CSA) anunciou em um comunicado o início de uma pesquisa científica em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade do Cairo. Os restos mortais, que estão nas instalações da universidade, serão submetidos a uma tomografia computadorizada e terão amostras de DNA colhidas.
A tomografia computadorizada permite "desembrulhar" virtualmente as múmias, graças às 1.500 fotografias transversais tiradas dos cadáveres, com as quais é possível formar uma imagem tridimensional do corpo.
O secretário-geral do CSA, Zahi Hawass, explicou que o propósito do estudo é conhecer a linhagem da família de Tutancâmon. Além disso, as pesquisas servirão para identificar a mãe dos fetos.
Hawass acrescentou que esta pesquisa poderia permitir a identificação da múmia da rainha Nefertiti, mulher do faraó Akhenaton. Segundo alguns especialistas, Akhenaton poderia ser o pai de Tutancâmon, cuja ascendência é desconhecida.
Os pesquisadores compararão as amostras obtidas dos fetos com os de outras múmias para tentarem esclarecer certos vínculos que ainda não foram concretizados.
A tumba de Tutancâmon foi descoberta em 26 de julho de 1922 pelo arqueólogo inglês Howard Carter, durante as escavações que realizava em Luxor.
Leia mais
- Grupo revela fóssil de filhote de dinossauro
- Pegadas de dinossauro ficam submersas após chuva forte na Paraíba
- Esqueleto de dinossauro é vendido por R$ 1,5 milhão
Livraria da Folha
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Gel contraceptivo masculino é aprovado em testes com macacos
- Sons irritantes de mastigação fazem parte do cérebro entrar em parafuso
- Continente perdido há milhões de anos é achado debaixo do Oceano Índico
- Por que é tão difícil definir o que é vida e o que são seres 'vivos'
- Conheça as histórias de mulheres de sucesso na Nasa
+ Comentadas
- Criatura em forma de saco e sem ânus poderia ser antepassado do homem
- Atritos entre governo estadual e Fapesp são antigos, dizem cientistas
+ EnviadasÍndice