Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2008 - 20h13

Telescópio Hubble "trava" e faz Nasa adiar missão de reparo

Publicidade

Associated Press, em Cabo Canaveral (EUA)

A Nasa (agência espacial norte-americana) informou nesta segunda-feira (29) que adiou a missão de reparo do telescópio espacial Hubble, devido a um sério problema no observatório.

O ônibus espacial Atlantis deveria partir rumo ao telescópio no dia 14 de outubro, mas um novo problema foi detectado no Hubble no último sábado (27), quando o equipamento parou de enviar dados de pesquisa à Terra. Os astronautas da missão não foram treinados para corrigir esse problema.

A falha no sistema de dados do Hubble fez com que o telescópio ficasse sem capacidade de capturar e transmitir os dados necessários para a produção de imagens. Com isso, a Nasa anunciou que a missão foi adiada até o ano que vem, possivelmente fevereiro.

Quando a missão for autorizada, a agência vai enviar ao espaço peças de troca para o componente com problemas. Deve levar um tempo até que o novo componente seja testado e que astronautas sejam treinados para fazer a instalação. Os tripulantes treinaram por dois anos para fazer consertos no Hubble.

Já foram iniciados os trabalhos para mudar o telescópio para o seu modo de backup. Trata-se de uma tarefa complicada, já que alguns canais alternativos necessários para operar dessa forma não foram acionadas desde o fim da década de 80 ou o começo dos anos 90, pouco depois que o equipamento foi lançado. A expectativa é que o trabalho seja feito até o fim da semana.

A missão da Atlantis será a quinta e última para reparo do Hubble. Agora a nave Endeavour será a próxima a ir ao espaço, em uma missão à ISS (Estação Espacial Internacional), em novembro. A Endeavour já está na plataforma de lançamento --a nave foi designada para resgatar os tripulantes da Atlantis, caso houvesse problemas no trabalho no telescópio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página