Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2002 - 17h24

Stephen Gould, "papa" da paleontologia moderna, morre aos 60

da Folha Online

O biólogo evolucionista Stephen Jay Gould, um dos "papas" da paleontologia moderna, morreu hoje aos 60 anos em sua casa em Manhattan, Nova York, de câncer, anunciou sua mulher Rhonda Roland Schearer.

O jornal "New York Times" descreve Gould como provavelmente o "mais influente e mais conhecido biólogo evolucionista desde Charles Darwin", pois fez a comunidade científica internacional rever seus antigos conceitos de paleontologia.

Nascido em 10 de setembro de 1941 em Nova York, Gould decidiu tornar-se paleontólogo aos 5 anos, quando visitou um Museu Americano de História Natural com seu pai. "Eu sonhei em tornar-me um cientista, em geral, e um paleontólogo, em particular, quando um esqueleto de tiranossauro me deixou apavorado", escreveu Gould em um artigo.

Após se formar em geologia e cursar o doutorado em paleontologia na Universidade Columbia em 1967, ele tornou-se professor da prestigiada Universidade de Harvard - onde permaneceu por toda sua carreira.

Em 1972, com seu colega Niles Eldredge, ele lançou uma nova teoria de evolução, na qual algumas espécies evoluem pouco em milhares de anos, enquanto outras surgem e sofrem mudanças drásticas em pouco tempo.

Em 1977, Gould lançou o livro "Ontogenia e Filogenia", em que disserta sobre o desenvolvimento dos organismos. Muitos cientistas creditam a essa obra a inspiração para o estudo da área.

No entanto, sua obra máxima foi "A Estrutura da Teoria Evolucionária", em que ele mostra sua visão baseada na teoria de Darwin e faz suas próprias contribuições para a teoria de macroevolução, inserindo a paleontologia nesse contexto.

Diferentemente de Darwin, Gould é adepto da tese de que a seleção natural não age apenas sobre os organismos (os mais aptos deixam maior descendência), mas em vários níveis hierárquicos: genes, linhagens de células, indivíduos, populações, espécies e mesmo grupos superiores de classificação, como gênero).

Gould também escreveu numerosos artigos e ensaios, principalmente para a revista "Natural History", misturando sua experiência como professor com sua paixão pelo beisebol para explicar termos científicos para leigos.

O biólogo recebeu diversos prêmios e foi presidente da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página