Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2002 - 13h04

Arqueólogos israelenses analisam ossário com nome de Jesus

da Agência Lusa

O sub-diretor da Repartição de Antiguidades de Israel, Uzi Dahari, afirmou que, na sua opinião, o ossário do século 1 recentemente encontrado tem "fortes probabilidades" de ser de Tiago, irmão de Jesus.

O ossário tem uma inscrição em língua aramaica que diz "Tiago, filho de José, irmão de Jesus". Os arqueólogos estão agora analisando a inscrição, para determinar se é original ou se foi feita posteriormente à utilização do ossário. Se for confirmada sua autenticidade, esse seria o primeiro objeto arqueológico a confirmar a existência de Jesus.

Reprodução/BAR

A inscrição "Tiago, filho de José, irmão de Jesus"

Feito em pedra calcária, ele encontra-se vazio e pertence a um colecionador israelense que pediu anonimato. Porém, ele disse que a caixa foi adquirida de um comerciante árabe, quem a teria achado na aldeia árabe de Siluwan, junto à Cidade Velha de Jerusalém.

Existem elementos que contribuem para facilitar a identificação do ossário.

O primeiro é que apenas entre os anos 20 e 70 d.C. havia o costume, entre os judeus, de retirar os ossos dos mortos da sepultura original um ano após o enterro, para os colocar em ossários.

Segundo, de acordo com o historiador grego Josephus, Tiago foi morto como herege judeu por ordem de Herodes, no ano 62 d.C. Portanto, o ossário deve ser datado de aproximadamente 63 d.C.


O ossuário em que foram encontradas as inscrições

Além disso, entre os judeus não era costume escrever nos ossários mais do que o nome próprio e o do pai. A inscrição do nome do irmão era excepcionalmente rara, apenas quando o irmão era um personagem importante, ou quando fazia o funeral e queria salientar esse fato.

Leia mais

  • Urna com nome de Jesus causa controvérsia entre pesquisadores



  • Leia mais notícias da Agência Lusa
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página