Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2003 - 18h33

Feromônios em transpiração masculina reduzem tensão em mulheres

da Folha Online

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que o suor masculino pode influenciar o humor das mulheres: ele ajudaria a reduzir o estresse, induziria o relaxamento e afetaria o ciclo menstrual.

"Há muito tempo sabemos que os feromônios femininos podem afetar o ciclo menstrual de outras mulheres", disse George Preti, um dos autores da pesquisa. "Esses estudos são os primeiros a documentar efeitos dos feromônios masculinos em mulheres."

Os pesquisadores coletaram amostras das axilas de homens, as quais foram mescladas e aplicadas abaixo do nariz de 18 mulheres, entre 25 e 45 anos de idade. Elas não sabiam o origem do teste_ acreditavam que se tratava se uma análise de álcool, perfume ou cera para pisos.

Após seis horas, as mulheres descreveram uma redução na tensão, enquanto análises de sangue demonstraram aumento no nível de um hormônio que normalmente surge antes da ovulação.

Segundo o co-autor Charles Wysocki, a pesquisa pode indicar uma "comunicação química" entre os sexos. "Em um ambiente mais sensual, a exposição a estes odores pode facilitar o surgimento de temperamento sexual ou sentimentos", afirmou.

Os pesquisadores acreditam que o estudo pode levar a novas terapias de fertilidade e tratamentos para tensão pré-menstrual, caso o agente ativo da transpiração masculina for isolado. "Se determinarmos como os feromônios influenciam o humor e a resposta endocrínica, podemos fabricar moléculas que manipulem os efeitos observados", disse Wysocki.