Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2003 - 15h03

Descoberto no RS fóssil de réptil anterior aos dinossauros

da Agência Lusa

Cientistas de uma universidade do Rio Grande do Sul descobriram os restos fossilizados de um tecodonte, réptil de grandes dimensões anterior aos dinossauros, que viveu na América do Sul há cerca de 230 milhões de anos.

O esqueleto fossilizado, com seis metros de comprimento, estava em "muito bom estado" de conservação e praticamente inteiro, segundo peritos da Universidade Federal de Santa Maria.

Os restos foram encontrados em Dona Francisca, também no Rio Grande do Sul, na mesma escavação onde foi descoberto, há dois anos, um dente que se suspeita agora pertencer ao mesmo animal, disse Eliseu Vieira Dias, membro da equipe de paleontologia dessa universidade.

Antes do jurássico

Os tecodontes eram grandes répteis que viveram durante o triásico médio, período anterior ao triásico superior, no qual apareceram os dinossauros.

Estes répteis mediam até 1,5 metros de altura e podiam ter uma extensão de 6,5 metros. A equipe de Dias suspeita que o fóssil descoberto em Dona Francisca pertencia a um animal adulto.

Ele recorda que, há dois anos, nessa mesma escavação, foi encontrada a clavícula de um dicinodonte, um animal herbívoro contemporâneo dos tecodontes.

Segundo o cientista brasileiro, as descobertas poderão constituir a prova de que os tecodontes se alimentavam destes grandes herbívoros, que chegavam a ter uma altura de dois metros e uma cauda do mesmo tamanho.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página