Curiosidades

Jornalismo on line começou com tentativa e erro

A fundação do Universo Online, em 1996, envolveu uma pequena equipe de desbravadores. O título deve ser levado a sério ao se imaginar uma época na qual pouco (ou nada) se sabia de Internet no Brasil e sonhar com um provedor de conteúdo de porte na rede era, afinal, um sonho.

"Era difícil até conseguir jornalistas para trabalhar no projeto. Ninguém estabelecido em um veículo sério queria arriscar o pescoço em jornalismo on line", afirma a diretora de produtos e uma das fundadoras do UOL, Márion Strecker.

No início, a equipe do site contava com aproximadamente 20 pessoas e uma sala no terceiro andar do prédio da Folha na al. Barão de Limeira (hoje o UOL emprega mais de mil pessoas e está se mudando para um prédio na Faria Lima, em São Paulo).

E já era difícil antes mesmo do UOL. O primeiro veículo virtual da Folha, a Folha Web, era um site simples, feito a partir de um terminal localizado na Redação da Agência Folha e ocupava espaço pago em um provedor da Embratel (por esse provedor também passaram os primeiros sites do "Jornal do Brasil" e do "O Estado de S. Paulo").


Mudamos

"Quando nós inauguramos o UOL com servidor próprio, colocamos na página da Embratel um desenho de uma cabana pobre, com uma menininha na porta, e o aviso 'Mudamos'", diverte-se Márion. Apesar da brincadeira, colocar o UOL no ar foi bem complicado.

O site entrou no dia 28 de abril de 96, um domingo. Na tarde do sábado 27, tudo foi montado em um endereço falso (www.mxypkt.com.br), na própria rede, para a realização dos testes de navegação. Testes feitos, páginas prontas, era hora de transferir tudo para o www.uol.com.br. Começaram os problemas.

"Os links se perderam, nada abria, tudo dava pau. O pior é que a Folha já estava na gráfica, rodando, com uma reportagem anunciando a estréia do UOL. Nós tínhamos de colocar o site no ar de qualquer maneira", conta Márion.

Com o mundo desabando e o pessoal técnico resolvendo os problemas, o que os jornalistas, sem ter como ajudar naquele instante, poderiam fazer? "A gente foi ao cinema assistir ao filme 'A Excêntrica Família de Antônia'. Era melhor relaxar e ficar pronto para a hora em que fôssemos necessários", explica a diretora de produtos.

No final das contas, o UOL realmente estreou na madrugada do dia 28, em uma versão mista. Parte de seu conteúdo estava locada nas páginas de endereço uol.com.br e o restante no estranho mxypkt.com.br. "Na época não existiam especialistas na área, nós tivemos de aprender na base da tentativa e erro", diz Márion.


Leia mais

Curiosidades

'Bugos' do UOL assustam internautas


Curiosidades

Jornalismo on line começou com tentativa e erro

'Bugos' do UOL assustam internautas

Com as águas de março
Quem é Bebeto?
Boris Casoy conta histórias vividas no prédio da Folha
Mais do Boris
Última do Boris
Contraponto
Credenciais, por favor
Deu Branco
Equilíbrio sexual
Escritório
Fama de ombusdman
O forno crematório
Leitor canino
Em Londres
Pit stop
O primeiro vôo não se esquece
Queda para o alto
Seicho-no-ie
Sorriso de campanha
A última do papagaio


subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.