25 de março de 2000
'FolhaWAP', a internet para telefones celulares

2000

Em janeiro, o Brasil Online (BOL), empresa do Universo Online, lança a NetGratuita, provedor de acesso gratuito à Internet.
A Câmara dos Deputados, em 22 de fevereiro, realiza sessão solene em homenagem ao Grupo Folha e ao seu publisher, Octavio Frias de Oliveira. Representantes dos principais partidos destacaram a contribuição da Folha à democratização do país.
Também no dia 22 de fevereiro, a Folha recebe seis prêmios de excelência gráfica da Society for News Design (SND), organização internacional de design gráfico, por trabalhos publicados em 99. Foram três prêmios para páginas de noticiário corrente, dois para páginas especiais e um para primeira página.
Em 24 de fevereiro, o Universo Online anuncia duas novas parcerias com empresas de comunicação da América Latina. Na Venezuela, o Grupo El Universal adquiriu 40% do UOL Venezuela e, na Colômbia, o grupo Bavaria passa a ter participação de 33% no UOL Colômbia. Além de fortalecer sua posição na América Latina, o UOL também iniciou suas operações no mercado espanhol, com o lançamento do UOL Espanha.

Site Pensata da Folha Online
FolhaWap na internet.
O Folha WAP, serviço que disponibiliza o noticiário e serviços do Folha Online para telefones celulares, é apresentado
Site Almanaque da Folha Online
em 25 de março. O FolhaWAP, de acesso gratuito, é o primeiro produto desse tipo no Brasil.
O jornal em tempo real Folha Online amplia substancialmente seu time de colaboradores e, em 17 de abril, lança novos canais na sua home page, como "Pensata", que reúne artigos de vários colunistas, "Círculo Folha" (este site), com informações variadas sobre o Grupo Folha, e "Almanaque", site produzido pelo Banco de Dados que resgata textos de valor histórico publicados nos jornais do grupo.
Reprodução
Valor estreou em 02/05/00

No dia 2 de maio, começa a circular o jornal "Valor", especializado em economia e produto da associação do Grupo Folha, que edita a Folha, e da Infoglobo Comunicações, quepublica "O Globo". O novo jornal, com sede em São Paulo e de circulação nacional, é impresso ao mesmo tempo em Barueri (SP) e em Duque de Caxias (RJ). A nova empresa tem como presidente Flávio Pestana, ex-diretor da Empresa Folha da Manhã S.A., do Grupo Folha. O diretor responsável é o jornalista Celso Pinto, membro do Conselho Editorial da Folha.
O Universo Online recebe o prêmio Grand Prix do júri oficial na 5ª edição do iBest. O UOL também é premiado nas categorias Portal e Provedor, pelos júris oficial e popular.
A Folha apresenta aos leitores um novo projeto gráfico, na edição de 9 de maio. O objetivo é tornar mais clara a hierarquia das notícias, destacando o essencial do acessório.
Reprodução
Caderno "Equilíbrio" estreou em 11/05/00

O caderno "Equilíbrio", dedicado à qualidade de vida, é lançado em 11 de maio.
A partir de 15 de maio, a Folha passa a publicar uma compilação semanal de reportagens e artigos de alguns dos melhores jornais do mundo, como o "The New York Times", dos EUA, e o diário de economia britânico "Financial Times".
O caderno "Moda", editado bimestralmente, circula pela primeira vez na Folha em 16 de junho.
O Universo Online anuncia, em 7 de junho, que pretende captar R$ 200 milhões emitindo commercial papers (notas promissórias comerciais) no mercado brasileiro. No mesmo mês, o UOL assina acordo com a Turner Broadcasting System International para a hospedagem no UOL dos sites da CNN, Cartoon Network e TNT, em português e espanhol. O portal brasileiro também vai fornecer conteúdo para o site noticioso da CNN.

Leia mais

Voltar à página principal

História da Folha

2000

Início da década de 90

1993/1994

Metade dos anos 90

1996

1997

1998

1999

Décadas de 20 e 30

Década de 40

Década de 50

Década de 60

Década de 70

Década de 80

Galeria de primeiras páginas
(capas históricas da
Folha de S.Paulo - Fotos Reprodução/Folha Imagem)

Galeria de imagens históricas



Cadernos da Folha

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.