1993/1994
Parque gráfico do jornal é o maior da AL

1993
Jorge Araújo/Folha Imagem
Tela do sistema de busca de textos
O Banco de Dados instala uma rede de computadores para armazenar todos os textos publicados pela Folha, que podem ser consultados pelos jornalistas nas telas dos terminais.
Os três jornais do grupo -Folha, "Folha da Tarde" e "Notícias Populares"- atingem uma circulação média diária de 560 mil exemplares. A Folha tem uma circulação média de 420 mil exemplares diários e mais de 700 mil aos domingos, a maior circulação do país.
Seu parque gráfico é o maior da América Latina para a impressão de jornais. Compreende 24 unidades Goss Urbanite e 23 unidades Metro Goss, que consomem 80 mil toneladas de papel por ano.
Em abril, a versão totalmente computadorizada do Folha Informações é inaugurada. O serviço informa os leitores a respeito do plebiscito sobre as formas de governo. O Folha Informações Esporte dá aos leitores, gratuitamente, por telefone, o resultado de jogos que acabam depois do fechamento da edição da Folha.
Em dezembro, começa a cobrar pelas consultas, utilizando o "disque 900".


1994
Luiz Novaes/Folha Imagem
Tela do banco de imagens digital
A Folha é o primeiro jornal brasileiro a ter um banco de imagens digital. As fotos passam a ser armazenadas em computador. Com a utilização experimental de câmeras digitais, o disquete começa a substituir o filme.
Para manter a liderança na imprensa diária brasileira, a Empresa Folha da Manhã inicia a construção de um edifício modelo em Tamboré, zona oeste da Grande São Paulo, para sediar o parque gráfico -o CTG-F (Centro Tecnológico Gráfico-Folha).
Em julho de 94, a Agência Folha passa a comercializar seu serviço noticioso 24 horas por dia. O serviço atende jornais, revistas, rádios e TVs de todo o Brasil.
Em agosto, a Folha investe em uma política de fascículos encartados ao jornal. O primeiro fascículo lançado, o Atlas Folha/The New York Times, bate recorde de tiragem e vendas na história de jornais e revistas do país no dia de lançamento (1.117.802 exemplares) e nas semanas subsequentes.
Esse número faz com que a Folha seja citada duas vezes no "Guinness Book - O Livro dos Recordes" de 96 (primeiro jornal brasileiro a superar a tiragem de 1 milhão de exemplares e jornal de maior circulação no Brasil).


Leia mais
1996


História da Folha

1993/1994

Início da década de 90

Metade dos anos 90

1996

1997

1998

1999


2000

Décadas de 20 e 30

Década de 40

Década de 50

Década de 60

Década de 70

Década de 80

Galeria de primeiras páginas
(capas históricas da
Folha de S.Paulo - Fotos Reprodução/Folha Imagem)


Galeria de imagens históricas


Cadernos da Folha

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.