** G**


galeria - Conjunto de fotos mostrando rostos de pessoas. Todos devem aparecer com tamanho semelhante. Veja boneco fotográfico; cineminha; prismar.

gancho - É fundamental que as pautas e reportagens na Folha tenham alguma razão que lhes dê atualidade e interesse geral parajustificar sua publicação, isto é, um gancho. Os repórteres devem procurar o gancho de suas histórias e, se possível, explicitá-los para o leitor.
O anúncio de que o jogador de basquete norte-americano Earvin "Magic" Johnson é portador do vírus da Aids é um gancho para publicação de reportagens sobre a síndrome.

gaveta - Material jornalístico "frio", preparado com antecedência. O editor deve sempre manter textos de gaveta para usar em caso de emergência. Veja matéria quente/fria.

grade - Na Folha, designa quadro com indicadores destinado a avaliar com maior precisão as realizações de personalidades e instituições públicas ou privadas. Serve para comparar, por exemplo, desempenhos de governos, de universidades ou de atletas. Para a comparação, devem ser definidas as categorias (quantificáveis, de preferência) mais importantes. Os dados são então levantados num momento dado ou ao longo do tempo. Veja avaliação de governo (no cap. Produção).

gráfico - É o tipo de arte que dá uma imagem imediata de informações quantitativas. Sua função é transformar informação numérica em informação visual, permitindo uma leitura instantânea. Linhas, barras e círculos definem os três tipos mais usados:

a) Gráfico de linha - É o mais indicado para representar a correlação entre duas variáveis, por exemplo, entre a inflação e o déficit público, ou entre o consumo de proteínas e o quociente de inteligência (QI). O mais comum é tomar o próprio tempo (horas, dias, meses, anos etc.) como uma variável, para dar uma imagem da evolução de outra variável -por exemplo, o consumo de energia elétrica. Observe que quando o tempo é uma das variáveis, ele deve ser expresso no eixo horizontal.

b) Gráfico de barras - Muito útil para introduzir na comparação um parâmetro não-quantitativo, como diferentes países (a relação alunos/professor em cada um deles, por exemplo), faixas de renda ou pesquisas realizadas anteriormente.




c) "Queijo" ou "torta" - A melhor maneira de mostrar a divisão interna de um determinado "bolo" (uma quantidade conhecida), que pode ser o mercado de um produto, a amostra de uma pesquisa de opinião, o orçamento de governo. A cota de cada um dos participantes é apresentada em porcentagem (ou número absoluto) e como "fatia" proporcional a ela.

Sempre que possível, os gráficos devem ser ilustrados com base no tema da reportagem ou pesquisa em questão. Editores e editores-assistentes devem apresentar sugestões nesse sentido à Editoria de Arte, de preferência já na elaboração da pauta. Veja arte; pesquisa de opinião; porcentagem (no cap. Texto).

gravata - É a frase que vem logo abaixo do título de uma arte e que tem a função de explicar o que ela apresenta. A palavra serve também para designar o fio que separa o título do corpo de uma tabela.

greve - A notícia sobre greve, paralisação, conflito ou negociação trabalhista deve garantir tratamento igual às partes envolvidas. Ouça diretorias de sindicatos de trabalhadores e patronal, oposição sindical (se houver), autoridades e empresas atingidas. Essas fontes devem indicar o número aproximado de pessoas em greve e comentar o movimento e as negociações. O jornal deve publicar:

a) Box com os números do desempenho do setor econômico afetado pela greve;

b) Números do desempenho da empresa afetada, se a greve ocorrer numa só empresa e seu porte justificar matéria;

c) Vínculos político-partidários dos sindicalistas ou associações que lideram o movimento;

d) Filiação a central sindical.

Ao noticiar início ou fim de uma greve importante, a Folha publica em arte:

a) Os salários dos trabalhadores no momento;

b) Reivindicações;

c) Propostas dos empregadores;

d) Inflação acumulada desde o mês do último dissídio;

e) Acordo obtido (quando houver);

f) Número de trabalhadores da categoria profissional em questão;

g) Número de participantes da assembléia que decidiu a greve (e porcentagem do total da categoria que esse número representa);

h) Número de votos que a proposta de greve recebeu e de votos das outras propostas submetidas à assembléia.

grifo - Designa letra inclinada à direita. O nome faz referência a Francesco Griffo, que em 1501 gravou um tipo de letra intermediário entre o redondo (de pé) e o manuscrito. No início, essas letras eram chamadas de venezianas ou aldinas. Depois, ficaram conhecidas como itálicas. O termo grifo (ou itálico) passou a ser empregado para distinguir a versão inclinada de qualquer tipo de letra.

Em regra, na Folha, os textos que não trazem "hard news" (texto opinativos, textos de apoio, análises, colunas de bastidores) aparecem nesse tipo de letra.

grisê - Tonalidades de cinza obtidas pela utilização de uma superfície reticulada com linhas ou pontos pretos. Veja retícula.


Edição
K
U
W
Z

Novo Manual da Redação - 1996

Edição

Frases

Introdução

Como consultar

Projeto Folha

Produção

Texto

Anexos

Adendos

Bibliografia

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.