** O**


obras públicas - Veja projetos oficiais.

"off the record" - Em inglês, fora dos registros. Designa informação de fonte que se mantém anônima. O oposto de "off" é a informação "on", em que a fonte aparece identificada. No Brasil, a maioria das informações "off the record" são publicadas. A Folha trabalha com três tipos de informação "off the record":

a) "Off" simples - Obtido pelo jornalista e não cruzado com outras fontes independentes. Se tiver relevância jornalística, pode ser publicado em coluna de bastidores, com indicação explícita de que se trata de informação ainda não confirmada. Eventualmente, um "off" simples de fonte muito confiável pode ser publicado como notícia sem cruzamento;

b) "Off" checado - Informação "off" cruzada com o outro lado ou com pelo menos duas outras fontes independentes. Em texto noticioso, o "off" checado deve aparecer sob a forma A Folha apurou que etc., a ser usada com comedimento. Admite-se que o texto indique a origem aproximada da informação: A Folha apurou junto a médicos do manicômio Santa Izildinha que o ministro está internado para tratamento de psicose maníaco-depressiva;

c) "Off" total - Informação que, a pedido da fonte, não deve ser publicada de modo algum, mesmo que se mantenha o anonimato de quem passa a informação. O "off" total serve só para nortear o trabalho jornalístico. Exemplo: um assessor da Prefeitura diz, em "off" total, que um novo sistema de multas de trânsito será implantado na cidade e já está em estudos na Secretaria de Transportes. O jornalista não publica a informação, mas começa a investigar, na secretaria, o teor das mudanças. Veja cruzar informação; classificação de fontes.

"on" - O contrário de "off".

orçamento de viagem - Veja enviado especial.

ouvir o outro lado - Todo fato comporta mais de uma versão. Registre sempre todas as versões para que o leitor tire suas conclusões.

Quando uma informação é ofensiva a uma pessoa ou entidade, ouça o outro lado e publique as duas versões com destaque proporcional.

Se a versão ofensiva aparece em título, publique a do outro lado também em título ou pelo menos em linha-fina. Dar destaque proporcional é, por exemplo, dedicar para o outro lado um box de uma coluna dentro de um texto de três colunas. A resposta a uma acusação, crítica ou opinião divergente jamais deve ser ocultada no final de um texto ou omitida.

Se não for possível ouvir o outro lado no mesmo dia, o texto deve ser submetido à Direção de Redação, que decidirá sobre a publicação. O texto que não contém o outro lado exige uma explicação: Inocêncio Afanés, procurado pela Folha para responder às acusações do investigador do Deic Diogo Dolon, não foi encontrado em seu escritório entre 14h e 20h. Quanto mais específica puder ser a explicação, melhor.

Quando decidir publicar um texto sem ouvir o outro lado, a Folha deve tentar ouvi-lo no dia seguinte.

Produção
K
M
U
W
X
Z

Novo Manual da Redação - 1996

Produção

Frases

Introdução

Como consultar

Projeto Folha

Texto

Edição

Anexos

Adendos

Bibliografia



subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.