** S**


sequestro - Veja razões de segurança (no cap. Projeto Folha).

servição - Material jornalístico que reúne grande número de informações de utilidade prática e imediata para o leitor, muitas vezes publicado em forma de arte. Na Folha, deve ser editado obrigatoriamente em feriados e no dia anterior a eles, com ampla informação sobre serviços públicos e privados que funcionarão ou não no período.

setorista - Jornalista que cobre especificamente um local gerador de acontecimentos jornalísticos (sedes de governo, legislativos, delegacias centrais etc.). A Folha mantém poucos setoristas porque julga a função raramente compatível com a agilidade do jornalismo contemporâneo.

O setorista não deve participar de "pools" com setoristas de outras empresas. Não deve deixar que decisões dos chamados comitês de imprensa se sobreponham ao interesse do leitor. Veja comitê de imprensa; "pool".

sigilo profissional - O jornalista pode negar-se a revelar como, onde, quando e por meio de quem obteve determinada informação. O direito ao sigilo de fonte é garantido pela Constituição e deve ser usado sempre que o profissional julgar necessário resguardar suas fontes. Em juízo, isso não o exime de provar a veracidade daquilo que escreveu. Veja embargo (no cap. Edição); "off the record".

suíte - Do francês suite, isto é, série, sequência. Em jornalismo, designa a reportagem que explora os desdobramentos de um fato que foi notícia na edição anterior. Na Folha, toda suíte deve rememorar os fatos anteriormente divulgados. Veja contextualizar.

Produção
K
M
U
W
X
Z

Novo Manual da Redação - 1996

Produção

Frases

Introdução

Como consultar

Projeto Folha

Texto

Edição

Anexos

Adendos

Bibliografia


subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.