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paternalismo - Atitude condescendente de quem detém o poder para com seus subordinados com o objetivo de manter a submissão sem delegar responsabilidades. Na Folha, deve ser evitado como prática administrativa.

patriotismo - A Folha não adultera nem omite notícias por pretenso patriotismo. A melhor maneira de um jornal ajudar o país é informar tudo que é relevante.

perfil do leitor - Ampla pesquisa realizada periodicamente pelo DataFolha que caracteriza em detalhes os diversos tipos de leitores da Folha e apresenta suas avaliações em relação ao jornal. Ali se encontram informações sobre posição social, renda familiar, preferências políticas e culturais dos leitores, além da avaliação que têm do jornal como um todo e de suas editorias, seções e colunistas. Veja leitor .

plantão - A Folha sempre tem jornalistas de plantão fora do horário de funcionamento da Redação. Além disso, todos os jornalistas da Folha cumprem plantão em esquema de rodízio nos fins-de-semana.

pluralismo - Princípio editorial da Folha. Numa sociedade complexa, todo fato se presta a interpretações múltiplas, quando não antagônicas. O leitor da Folha deve ter assegurado seu direito de acesso a todas elas. Todas as tendências ideológicas expressivas da sociedade devem estar representadas no jornal. Veja apartidarismo ; ouvir o outro lado (nos caps. Produção ou Edição); Projeto Folha .

presente - Veja jabaculê .

pressão - A Folha não deve ceder a nenhum tipo de pressão. Seu compromisso deve ser apenas com o leitor: é ele quem garante a independência do jornal. Veja independência .

Projeto Folha - A Folha orienta sua conduta por um projeto editorial que vem se desenvolvendo desde meados da década de 70. Sucessivos documentos do Conselho Editorial têm detalhado esse projeto. Seu objetivo essencial é a produção de jornalismo crítico, moderno, pluralista e apartidário. Veja apartidarismo ; Conselho Editorial ; jornalismo crítico ; jornalismo moderno ; pluralismo .
promoção por mérito - Concedida na Folha com base na avaliação do desempenho do jornalista. Veja avaliação profissional .

publicidade - Os anúncios são parte do conjunto de informações que o leitor procura todos os dias no jornal. A receita da Folha vem não apenas da venda do jornal, mas também da venda do espaço para publicidade. O material de publicidade merece tratamento análogo ao que se dá ao material jornalístico. O interesse do leitor, entretanto, tem sempre prioridade sobre qualquer outro, inclusive o do anunciante. Um jornal sem leitores não vende anúncios.
A Redação e a Publicidade da Folha são departamentos autônomos, sem relação de subordinação. Apenas a Secretaria e a Direção de Redação estão autorizadas a manter contato com a Publicidade. A Publicidade tem prioridade na divisão do espaço do jornal. É ela quem determina o espelho da edição. Mas não se deve subordinar o trabalho jornalístico aos interesses, presumidos ou manifestos, de anunciantes.
A Folha não produz matérias pagas e não publica material publicitário sem deixar claro para o leitor essa condição.
Às vezes, o texto jornalístico pode resultar na promoção involuntária de interesses comerciais. Cabe a quem edita, com base em critérios jornalísticos e na defesa do interesse do leitor, decidir sobre a conveniência de manter, alterar ou deixar de publicar esse tipo de texto. Veja espelho (no cap. Edição).

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Novo Manual da Redação - 1996

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