** F**

F-1 - Veja Fórmula.

falecer - Não use. Prefira morrer. É um eufemismo. Significa estar desaparecendo. Veja eufemismo.

fariseu - Evite em texto noticioso este termo carregado de preconceito. Originalmente, designava seita judaica que cumpria com máximo rigor as prescrições legais. Com o tempo, o termo passou a significar fingido, hipócrita. Também significa seguir apenas formalmente uma religião.

farol - Não use este regionalismo paulista. Prefira sinal ou semáforo. Veja regionalismo.

fascista - Não use para designar regime considerado de direita ou conservador. Admite-se o uso apenas em sentido técnico, ou seja, para qualificar ideologia ou organização inspirada no fascismo histórico (movimentos surgidos na Europa entre 1919 e 1945). Designa sistema autoritário caracterizado por corporativismo social, partido único de massas, culto ao líder, recusa do individualismo liberal e oposição ao socialismo. Veja conservador/progressista; direita/ esquerda.

fazer - Verbo de construção impessoal quando usado no sentido de tempo passado: faz dois anos, deve fazer dois anos e nunca fazem dois anos ou devem fazer dois anos.

"feature" - Em inglês, traço facial. Gênero jornalístico que vai além do caráter factual e imediato da notícia. Aprofunda um assunto e busca uma dimensão mais atemporal. Pode ser um perfil, uma história de interesse humano, uma entrevista. Veja janela; "side" (ambos no cap. Edição).

Fed - Não é sigla, mas sim o nome por que é conhecido o Federal Reserve, banco central norte-americano. Escreva com maiúscula apenas a primeira letra.

Federação - Com maiúscula quando designar o conceito político: os Estados da Federação. Veja maiúsculas/minúsculas.
"feedback" - Evite o jargão jornalístico em texto noticioso. Em inglês, significa realimentação. Usa-se em geral para designar retorno.

"feeling" - Evite este estrangeirismo. Em inglês, quer dizer sentimento. Usa-se para designar intuição, pressentimento: Segundo o ministro, seu "feeling" era de que o presidente iria renunciar.

féretro - Não use. O termo significa caixão, e não enterro. Por isso é correto dizer que o féretro sairá às 10h, mas nunca o féretro ocorreu às 10h.

feriados e festas - Veja data.

filisteu - Evite em texto noticioso. Originalmente, designa povo não-semita do litoral da Palestina. Os hebreus, seus inimigos, passaram a usar o termo em sentido pejorativo. Atualmente, significa pessoa, em geral de posses, de espírito vulgar e estreito.

filme - Grafe o título entre aspas e com maiúsculas no início de cada palavra (exceto artigos, preposições, conjunções e partículas átonas). A primeira palavra também tem inicial maiúscula, sem importar sua classe gramatical: "O Império Contra-Ataca". Se a tradução em português não for fiel ao título original, cite-o entre parênteses na primeira menção: "Os Brutos Também Amam" (Shane). Se o filme ainda não tiver título em português, use o original e, entre parênteses, traduza-o na primeira menção: "The Hero" (O Herói).

Em reportagens ou críticas, é recomendável publicar ficha técnica do filme. Dela devem constar, pela ordem: título em português, título original, país, ano de produção, tempo de duração, se é colorido ou não, nome do diretor, nome do roteirista, nome do fotógrafo, autor da trilha sonora, nome dos principais atores com os personagens correspondentes.

fim- - fim da picada, fim de festa, fim-de-século (quando se referir ao final do século 19), fim-de-semana, fim do mundo.

foca - Jornalista em começo de carreira. Veja jargão.

fofoca - Veja rumor/boato/fofoca

folclore - Não use com sentido de ridículo, patético: O discurso do deputado Agenor Gello entrou para o folclore do Congresso Nacional. O termo chegou ao português através do inglês folklore, que traduz o conceito alemão Volkskunde (ciência das tradições de um povo).

folha- - folha corrida, folha-de-flandres, folha de serviço, folha-morta, folha-seca.
Folha - É a forma como a Folha de S.Paulo se refere a ela mesma. Use o termo com moderação, sempre em negrito e começando com letra maiúscula. Em títulos, legendas e notas da Redação não use negrito.

O nome do jornal só deve ser grafado por extenso na transcrição de textos de terceiros, como cartas ou íntegras. Neste caso, mantenha o negrito e a abreviatura S. sem espaço antes de Paulo: Folha de S.Paulo.

força- - força bruta, força maior, força-tarefa.

Forças Armadas - As Forças Armadas brasileiras são compostas por Exército, Marinha e Aeronáutica. Não é certo classificá-las como armas -a palavra indica apenas a especialidade do oficial do Exército. Veja arma. Consulte também o anexo Forças Armadas do Brasil.

Fórmula - Fórmula 1 (abreviatura F-1), Fórmula Indy (F-Indy), Fórmula 3 (F-3), F-3.000 e Fórmula Ford (F-Ford) são as principais categorias de automobilismo, por ordem de importância jornalística que têm no Brasil .

. Há diferenças importantes nos regulamentos dessas categorias. Como a Fórmula 1 é a mais conhecida, os textos a respeito das outras categorias devem realçar essas diferenças.

Os tempos de voltas em treinos e corridas devem ser expressos em minutos, segundos e milésimos de segundo: 1min23s476.

fração - Número que representa uma ou mais partes da unidade que foi dividida em partes iguais. Pode ser representada em palavras (dois terços, um quarto, três quintos), em algarismos (2/3; 1/4; 3/5) ou pelo seu equivalente decimal ( 0,666; 0,25; 0,6). Nunca misture as formas de representação.

frase/oração/período - Frase designa qualquer enunciado capaz de comunicar alguma coisa a alguém. Pode ser desde uma simples palavra (obrigado!) ao mais complexo período proustiano. Quando a frase afirma ou nega alguma coisa, ou seja, quando apresenta estrutura sintática, pode ser chamada de oração: Deus é luz. Toda oração tem verbo ou locução verbal, mesmo que às vezes não esteja expresso. Período é o nome que se dá a frases constituídas de uma ou mais orações. É simples (uma única oração) ou composto (com várias orações): Padre Teófilo disse que Deus é luz. Em textos noticiosos, evite períodos muito longos.

free-lance - Designa tarefa realizada mediante pagamento sem relação de emprego. O profissional que a realiza é o free-lancer. Veja crédito (no cap. Edição).
frei - Use apenas com prenome: frei José, nunca frei Silva. Escreva sempre com letra minúscula, exceto quando começar frase ou fizer parte de nome próprio: rua Frei Caneca.

Frei é uma forma reduzida de freire, frade. O plural, assim, é frades: Os frades José e Paulo rezaram a tarde toda. Escreva também frade na segunda menção.

frila - O mesmo que free-lancer.

frisar - Veja verbos declarativos.

"frisson" - Evite em textos noticiosos. Em francês, arrepio, estremecimento: A chegada da atriz causou "frisson" no teatro.

"full-time" - Evite este estrangeirismo, que deve ser substituído pelas expressões em tempo integral ou com dedicação exclusiva.

função - Veja identificação de pessoa.

furto - Crime contra o patrimônio definido pelo Código Penal (artigo 155). É apoderar-se de coisa alheia e móvel. Distingue-se de roubo por não ser praticado com violência ou grave ameaça à pessoa. Veja roubo. Consulte também o anexo Jurídico.
fuzilar - Use apenas quando alguém é morto por pelotão de fuzilamento ou tiros de fuzil. Quando se tratar de revólver, use balear. Com metralhadora, metralhar. Cuidado: estes dois últimos verbos, ao contrário de fuzilar, não trazem implícita a idéia de morte. Veja executar.

Texto
N
Z

 
Novo Manual da Redação - 1996

Texto


Frases

Introdução

Como consultar

Projeto Folha

Produção

Edição

Anexos

Adendos

Bibliografia

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.