** G**

gabinete - Escreva sempre com minúscula, mesmo quando designa um governo no regime parlamentarista: o gabinete González, o gabinete Chirac, o gabinete Tancredo Neves (primeiro-ministro de julho de 1961 a junho de 1962). Em regimes presidencialistas, o conjunto de ministros deve ser designado pela palavra ministério (com minúscula).

garantir - Significa responsabilizar-se por, asseverar, afiançar. O verbo tem sentido positivo. Não use como sinônimo de dizer: O presidente Eufrásio Dargia garantiu que o PNB brasileiro vai superar o dos Estados Unidos ainda na década de 90 é uma formulação que dá à declaração do personagem da notícia aspecto de verdade, apesar de absurda. Veja declaração textual; verbos declarativos.

gata/gatinha - Em textos noticiosos, não use essa expressão estereotipada. O mesmo vale para gato/gatinho em relação ao sexo masculino. Veja gíria; mulheres. Consulte também o anexo As Palavras Certas.

gay - Não use este termo militante para designar homossexual, exceto em nome de entidade ou ao reproduzir declaração textual. Veja gíria; homossexual; preconceito. Consulte também o anexo As Palavras Certas.

gênero - Veja nomes científicos.
gentílico - Adjetivo para pessoa ou coisa originária de determinado lugar.

Escreva esses adjetivos sempre com minúscula: brasileiro, norte-americano, carioca, ugandense, brasiliense. Consulte o anexo Gentílicos de Estados.

gerar - Evite o abuso que vem se generalizando principalmente em títulos, por ser palavra pequena. O sentido primeiro de gerar (do latim generare) está ligado à reprodução. A palavra pode ser usada no sentido figurado, significando causar, provocar. Os latinos já a usavam. Mas, por uma questão de equilíbrio, é importante evitar o uso excessivo. Raciocínio análogo se aplica a criar.

gerente - Comum de dois gêneros: o gerente, a gerente.

gerúndio - Evite começar frase com esta forma verbal, que geralmente tem função adverbial ou adjetiva. Pode encompridar o período e tirar a agilidade do texto sem acrescentar informação relevante: O presidente resolveu baixar o decreto por considerar a situação de emergência é melhor do que O presidente resolveu baixar o decreto considerando que a situação é de emergência. Mas pode ser conveniente para evitar o uso de conjunção: O pintor foi pego pichando o muro do cemitério é melhor do que O pintor foi pego quando pichava o muro do cemitério; O fiscal pediu impugnação da urna alegando fraude é melhor que O fiscal pediu impugnação da urna com base na alegação de que houve fraude.

gilete - Use lâmina de barbear. Veja marca registrada.

gíria - Evite ao máximo. Além de banalizar o texto, muitas vezes o significado de um determinado termo só é conhecido por parcela restrita de leitores. Em reprodução de declarações, a gíria deve ser mantida. Veja declaração textual; linguagem coloquial.

Globo - Rede nacional de televisão no Brasil. Escreva Rede Globo. O nome Globo também designa uma editora, um jornal e um sistema de rádio.

goleador - Não aplique o termo a jogador que tenha feito apenas um gol numa partida.

gordo - Evite. Só use se for relevante para a notícia. Procure indicar o peso exato do personagem. Veja exatidão.

governo - Escreva sempre com minúscula: governo federal, governo estadual. Veja maiúsculas/minúsculas.
gradação/graduação - Gradação significa aumento ou diminuição gradual: O arco-íris apresenta uma gradação de cores que vai do vermelho ao violeta. Graduação quer dizer divisão em graus: A graduação do termômetro era ilegível.

grafia de nomes estrangeiros - Veja nomes estrangeiros. Consulte também regras de transliteração no anexo Nomes Estrangeiros.

grafia de palavras estrangeiras - Veja estrangeirismo. Consulte o anexo Principais Estrangeirismos e a forma de grafá-los.

grafia de órgãos de comunicação - Veja órgãos de comunicação.

grama - A unidade de massa é substantivo masculino. Não escreva a grama de ouro, e sim o grama de ouro.

Grande - Adjetivo que se usa antes do nome de centro urbano importante, com a primeira letra em maiúscula, para designar região metropolitana desenvolvida à sua volta: a Grande São Paulo, a Grande Nova York, o Grande Rio, o Grande Recife.

"grand prix" - Em francês, grande prêmio. Não use. Escreva grande prêmio. Em nomes próprios, com maiúsculas: Grande Prêmio de Mônaco. Em títulos, admite-se a abreviatura GP.

gringo - Não use este termo depreciativo para designar pessoa estrangeira.

grosso modo - Não use em texto noticioso. Não anteponha a preposição a nem use aspas. Em latim, significa de modo grosseiro, ou seja, aproximadamente.

guarda- - guarda-chuva, guarda-civil (o policial), Guarda Civil (a instituição), guarda-costas, guarda-florestal, guarda-livros, guarda-mor, guarda-noturno, guarda-pó, guarda-roupa.

Guerra - Comece com maiúscula quando se referir ao nome pelo qual uma guerra ficou conhecida: Guerra dos Seis Dias, Segunda Guerra Mundial, Guerra Civil Espanhola, Guerra do Golfo.
guerrilheiro - Veja terrorista/guerrilheiro.

gueto - Não use indiscriminadamente para designar áreas urbanas habitadas por grupo social específico. A palavra designa local onde membro de minoria é forçado a viver por motivos alheios à sua vontade. Não escreva gueto intelectual ou gueto homossexual, mas sim bairro de intelectuais ou região de homossexuais.
guia - Não use este regionalismo paulista no sentido de meio-fio. Veja regionalismo.


Texto
N
Z

Novo Manual da Redação - 1996

Texto

Frases

Introdução

Como consultar

Projeto Folha

Produção

Edição

Anexos

Adendos

Bibliografia

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.