** S**


saia- - saia de baixo, saia-balão, saia-calça.

saída- - saída-de-banho, saída-de-praia.

sal- - sal ácido, sal amoníaco, sal básico, sal de cozinha, sal grosso, sal-gema, sal marinho, salmoura, salpimenta, salpintar.

sala- - sala de armas, sala de espera, sala de espetáculo, sala de estar, sala-e-quarto (o apartamento).

salário- - salário-base, salário-família, salário-hora, salário mínimo, salário-mínimo (quem ganha), décimo-terceiro salário.

salientar - Significa tornar saliente, visível ou distinto, sublinhar. Não use como sinônimo de dizer. Reserve o termo para quando o entrevistado de fato quis chamar atenção sobre a passagem. Veja verbos declarativos.

salto- - salto com vara, salto ornamental, salto-mortal.

salva- - salva de palmas, salvaguarda, salva-vidas.

samba- - samba-canção, samba de breque, samba de enredo, samba-enredo.

sangue- - sangue azul, sangue de barata, sangue frio, a sangue-frio, sangue-novo, sangue quente.

são/santo - Use são antes de nomes que comecem com consoante: são Francisco, são Paulo (exceções mais comuns: santo Tomás de Aquino e Santo Graal). Escreva santo antes de prenomes que comecem com vogal: santo André, santo Inácio de Loyola. O plural é, nos dois casos, santos. Para o feminino, não há forma reduzida. Use sempre santa. Veja frei.

sapatão - Não use para designar mulher homossexual. Prefira lésbica. Veja homossexual; preconceito; tratamento de pessoa. Consulte o anexo As Palavras Certas.

SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, rede nacional de TV criada em 1979 pelo empresário Silvio Santos. Também conhecida como TVS. Escreva SBT, sem aspas.

se - Muito cuidado com este termo. Em português, dependendo do gramático, o se chega a apresentar nove funções diferentes. Nenhuma delas é a de sujeito, embora muitos escrevam: Aluga-se casas; não se podia evitar os aumentos. Estas construções estão erradas, porque os sujeitos são respectivamente casas e aumentos e os verbos deveriam concordar com eles (alugam-se; não se podiam evitar).


O se costuma causar problemas nestes dois tipos de construção:

a) Partícula apassivadora - É uma das formas de construção da voz passiva em português: Alugam-se casas (casas são alugadas). Para não errar, converta a oração para a forma passiva com o verbo ser mais particípio passado. Não se diz nem se escreve Casas é alugada, portanto a concordância correta é no plural. Só verbos transitivos diretos admitem voz passiva;

b) Índice de indeterminação do sujeito - O se também indica a impessoalidade em verbos com sujeito indeterminado: Precisa-se de pedreiros; Aqui passeia-se muito; Trata-se de questão delicada; Não se crê em fantasmas. Observe que nesses casos os verbos são intransitivos ou transitivos indiretos, de modo que não adianta tentar converter a oração: De pedreiros são precisos não faz sentido algum. Assim, o verbo fica sempre no singular.

Além desses dois casos, existe um uso absurdo e difundido do se: É possível se dizer que a língua declina; Por se falar nisso; A confusão tornou difícil se perceber quem estava no palanque. Ele é inteiramente dispensável nesses casos. Experimente cortá-lo: É possível dizer que a língua declina; Por falar nisso; A confusão tornou difícil perceber quem estava no palanque.

seção/sessão/cessão - Seção significa parte, repartição, divisão: Seção de transportes, seção de turfe, seção de pessoal.

Sessão é o tempo de duração de alguma coisa: sessão de cinema, sessão legislativa, sessão de psicanálise.

Cessão é o ato de ceder: fazer cessão de direitos.

século - Escreva com numerais ordinais até dez (inclusive) e depois cardinais: século 1º d.C., século 10º, século 16, século 20. Veja numerais.

segundo- - segundo-cadete, segundo-sargento, segundo-tenente.
Segundo Mundo - Veja Primeiro Mundo.

sem- - Leva hífen quando formar substantivo: sem-cerimônia, sem-família, sem-fim, sem-pudor, sem-pulo, sem-sal, os sem-terra, os sem-teto, os sem-vergonhas.

semi- - Com hífen antes de vogal, h, r, s: semi-analfabeto, semi-automático, semibreve, semicerrado, semicírculo, semicondutor, semideus, semi-eixo, semi-especializado, semifinal, semi-internato, seminu, semi-oficial, semiprecioso, semi-racional, semi-real, semi-sólido, semivogal.

Senado Federal - Escreva sempre com maiúscula, mesmo em segunda menção: o presidente do Senado. Veja maiúsculas/minúsculas.

senador - Comece com minúscula, exceto quando integrar substantivo próprio: o senador Teotônio Vilella; Centro Cultural Senador Teotônio Vilella. O feminino é senadora.

se não/senão - Use se não quando a expressão puder ser substituída por caso não ou quando não: Se não sair, fico; O ministro vai trabalhar, se não chover. Também use se não quando o se introduzir oração como conjunção integrante: Perguntou se não era tarde demais. Perceba que nesses casos é sempre possível intercalar uma palavra: Se [eu] não sair, fico; O ministro vai trabalhar, se [hoje] não chover; Perguntou se [já] não era tarde demais.

Senão deve ser usado nos demais casos, com vários significados: Corre, senão a polícia te pega (do contrário); Não havia senão cinco pessoas (a não ser).

senhor/senhora - Use apenas em transcrição de entrevista: Folha - O que a sra. pretende fazer para evitar o problema? Veja mulheres; tratamento de pessoa.
sensualismo - Não confunda com sensualidade. Sensualismo é o nome da doutrina filosófica segundo a qual a origem de todo o conhecimento humano está baseada em sensações. Opõe-se ao racionalismo.

sentido figurado - Veja metáfora .

sepultamento - Prefira enterro.

sic - Em latim, significa assim. Expressão usada entre parênteses no meio ou no final de uma declaração entre aspas, ou na transcrição de um documento, para indicar que é assim mesmo, por estranho ou errado que possa ser ou parecer: "Penso de que (sic) é preciso mudar o país", disse o candidato.
siglas - Em geral, criam dificuldades para o leitor, porque exigem ser decifradas. A regra é evitar, principalmente em títulos, exceto em casos consagrados como Aids, Bradesco, Embratel, ONU, OLP, USP.

Na Folha, observe a seguinte padronização:

a) Não use pontos: ONU e não O.N.U.;

b) Escreva por extenso seu significado de preferência logo após a primeira menção: O filme vai ser exibido no MIS (Museu da Imagem e do Som), exceto quando a sigla for muito consagrada, como Aids, Bradesco, ONU;

c) Use apenas letras maiúsculas para sigla com até três letras: UD, CIA, ONU. Mas atenção: alguns nomes, como Efe (a agência de notícias espanhola) e Fed (o banco central norte-americano), parecem siglas mas não são;

d) Use maiúscula apenas na primeira letra de siglas com mais de três letras que podem ser lidas sem dificuldade como uma palavra: Unesco, Banespa, Petrobrás, Sudene, Sesc.

e) Use apenas letras maiúsculas para sigla que exija leitura letra por letra: FGTS, SBPC, DNDDC, DNER;

f) Há algumas exceções consagradas como CNPq, UnB;

g) Se precisar formar plural, acrescente s minúsculo: TVs, BTNs. Consulte tabela com as principais siglas no anexo Siglas, Acrônimos e Assemelhados.

singular/plural - Veja concordância nominal; concordância verbal; plural de palavras compostas; plural majestático; porcentagem.

sinônimo - Veja repetição de palavras.

Designa o título de cavaleiro ou baronete na Grã-Bretanha. Comece com minúscula. Não use antes do sobrenome, mas sim do prenome: sir John Silver, ou sir John, mas nunca sir Silver.

sobre- - Com hífen antes de h, r, s: sobreaviso, sobrecama, sobrecarga, sobrecasaca, sobrecoxa, sobre-humano, sobreloja, sobrenatural, sobrenome, sobre-saia, sobrescrever, sobretaxa, sobrevôo.

sobrenome - Veja nomes estrangeiros; nomes próprios.

socio- - Sempre sem hífen: sociocultural, socioeconômico, sociologia, sociopatia, sociopolítico, sociolinguístico.

sol/Sol - Comece com minúscula quando se referir à idéia de luz ou dia. Com maiúscula, quando em referência ao corpo celeste, em especial quando também forem citados outros astros: O sol nasceu às 6h10; O cientista estuda as órbitas de Netuno, Plutão e Vênus em torno do Sol. Veja lua/Lua.

"stress" - Use estresse e o adjetivo estressado.
sua majestade - Em textos noticiosos não se refira a rei ou rainha por essa forma de tratamento. Use apenas o título: rei Juan Carlos, rainha Elizabeth.

sua santidade - Em textos noticiosos não se refira ao papa por essa forma de tratamento. Use apenas o título: papa João Paulo 2º, papa Pio 12.

sub- - Com hífen antes de b, r: subafluente, subalimentado, subatômico, sub-bosque, sub-bibliotecário, subchefe, subdivisão, subemenda, subentender, subequatorial, subespécie, subfaturar, subgênero, subgerente, subgrupo, subumano, sublegenda, subliminar, sublinhar, subliteratura, suboficial, subprefeito, subproduto, sub-raça, sub-reitoria, sub-reptício, subseção, subsecretário, subsíndico, subsolar, subtenente, subtítulo, subtropical.

sublinhar - Veja salientar; verbos declarativos.

suicídio - Não omita o suicídio quando ele for a causa da morte de alguém.
sul- - sul-africano, sul-americano, sul-mineiro.

sul - Veja pontos cardeais.

super- - Com hífen antes de h, r: superabundância, superalimentação, superaquecer, supercampeão, supercondutividade, supercondutor, superestrutura, super-hidratação, super-homem, superlotação, superproteção, super-realismo, supersafra, supersaturar, supersecreto.

superávit - Escreva com acento. O antônimo é déficit. Veja déficit.

superlativo - Use expressões superlativas apenas quando puder comprovar sua adequação aos números, dados e informações: O tempo de Joaquim Cruz foi o melhor da história dos Jogos Olímpicos.

Evite nos outros casos: Um quadro belíssimo, um acidente gravíssimo, um político celebérrimo. Expressões como a luta do século ou o casamento do ano não devem ser usadas porque, no ano ou no mês seguinte, essa luta ou esse casamento podem ser suplantados por outros ainda mais sensacionais.
Supremo Tribunal Federal - Escreva sempre com maiúscula, mesmo na forma simplificada: recurso ao Supremo. Veja maiúsculas/minúsculas.

surto - Irrupção ou súbito aumento de uma doença numa área geográfica estritamente limitada. Pode haver surto em creche, conjunto habitacional, asilo, bairro ou pequena comunidade. O surto, quando não é controlado, pode expandir-se e tornar-se uma epidemia. Veja endemia; epidemia; pandemia.


Texto
N
Z

Novo Manual da Redação - 1996

Texto

Frases

Introdução

Como consultar

Projeto Folha

Produção

Edição

Anexos

Adendos

Bibliografia

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.